início das aulas e a maçã

42-181353931.jpg

Estava pensando no que escrever e a única coisa que veio a minha cabeça foi uma maçã. Fiquei me perguntando porque será que algumas pessoas, geralmente estrangeiros, dão maçãs aos professores.

Como a curiosidade quase mata, resolvi pesquisar a fundo.

Há muitas e muitas histórias. O que se sabe é que é uma tradição nos Estados Unidos, Dinamarca e Suíça. Alguns dizem que é por causa da história de Adão e Eva e do fruto proibido que nem se sabe se era maçã. Outros por causa da história de Newton e a descoberta da gravidade (Uma simples maçã que caiu da árvore mudaria toda a história da humanidade?).

Tem também os motivos mais realistas, como o de que a maçã é um ótimo tipo de lanche, e já que o professor é ocupado e tal, optaria por comer algo prático como ela, que não precisa nem ser descascada e nem refrigerada. Um ditado americano diz: “An apple a day keeps the doctor away”, traduzindo, “Uma maçã por dia mantém o médico bem longe”. Sendo assim, o aluno estaria desejando saúde ao seu professor.

Outra questão bem provável seria a financeira. Antigamente em certas regiões, principalmente no campo, os pais dos alunos mandavam cestas de frutas aos professores, como forma de agradecimento e até pagamento. As pessoas não tinham dinheiro para dar presentes como nos dias de hoje, e a linda e apetitosa fruta vermelha sempre foi muito comum.

Também envolve muitas brincadeiras, como a de que seria por causa da história da Branca de Neve, onde o aluno estaria tentando envenenar o professor.

Acho que nos dias de hoje, quem estiver precisando de nota ou estiver querendo agradar um professor, pode pensar em dar um iPod da Apple (maçã). Seria a melhor opção pra um suborninho.

1 thought on “início das aulas e a maçã

  1. Ola colega! Continue com esse otimo trabalho que voce vem fazendo em seu site…suas postagens sao muito boas! Vc tem um feed, nao tem? Se tiver, vou assina-lo agora mesmo! Valeu!!

Deixe uma resposta