Papel 100% Virgem x Papel Reciclado

Papel 100% de Fibras Virgens x Papéis Reciclados

Papéis 100% de fibras virgens… Essa denominação somente deve ser aplicada a produtos que não passaram por um processo de reciclagem. Somente papéis 100% de fibras virgens podem garantir mais higiene. Além do papel 100% de fibras virgens ter maior poder de absorção ele é mais livre de impurezas no processo de fabricação.

O papel reciclado é feito com aparas de procedências desconhecidas e portanto torna-se impossível obter o controle total de qualidade. As suas fibras podem conter vários microorganismos nocivos à saúde humana. Isso representa um enorme risco de contaminação e de infecção em áreas íntimas, especialmente para mulheres e crianças. Ademias, gera uma situação de risco na manipulação de alimentos pois o papel reciclado pode levar germes perigosos para dentro das cozinhas e assim comprometer a saúde das pessoas de uma empresa.

Uma das normas da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância) oriente os estabelecimentos a usarem em suas cozinhas industriais papéis descartáveis não-reciclados e produtos anti-sépticos. O não cumprimento da norma pode acarretar para o estabelecimento multa e até a possibilidade de interdição. Confira a Resolução 216 no site da ANVISA (http://www.melhoramentosdi.com.br/pt/front/tela.php?id=44).

A Melhoramentos Papéis é uma indústria nacional de papel com 117 anos de mercado que só fabrica papéis com fibras 100% virgens, isto é, que não contém em sua composição fibras recicladas. A celulose que a Melhoramentos Papéis fabrica provém de suas próprias áreas de reflorestamento. Dessa forma, a natureza não sofre nenhuma agressão. Além disso, para cada árvore extraída, são plantadas 3 novas árvores, o que confirma a conduta correta e o respeito pela natureza.

O que são fibras celulósicas e fibras naturais?

Fibras celulósicas ou fibras naturais são termos aplicáveis a qualquer tipo de produto de papel, inclusive aos que utilizam em sua composição papéis reciclados, como papel-jornal, papel-kraft, papel de revista, etc. Uma fibra que foi reciclada é natural porque continua tendo sua origem na celulose, extraída da madeira.

Quando um papel possui 100% de fibras virgens?

Essa denominação somente deve ser aplicada a produtos que não passaram por um processo de reciclagem.

2 thoughts on “Papel 100% Virgem x Papel Reciclado

  1. Sou estudante de engenheria ambiental, e penso um grande erro publicar um texto dizendo que com a produção de papel 100% virgem “a natureza não sofre nenhuma agressão”, uma vez que para produzi-lo (papel) grande carga de tóxicos é utilizada, e consequentemente rejeitada e exposta ao ambiente, sendo de enorme impacto….. sendo através da água ou ar. Em segundo lugar gostaria de saber se essas 3 árvores plantadas a cada 1 cortada serão de preservação ou se simplismente é um próprio aumento de sua produção, exposta em forma de propaganda vantajosa a vocês, mudando o foco. Na minha humilde opinião penso não ser honesto e muito menos sincero o que vocês escrevem, e se puderem me provar errado seria de muito bom grado.

  2. Além ao aumento de produção citado pelo Vitor Augusto, as empresas (e acredito que seja o caso da Melhoramentos), confundem plantio de eucalípto com reflorestamento.

    Reflorestar uma área é repor espécies nativas. as indústrias de celulose apoiam sua produção em plantações de eucalípto, uma espécie que não é nativa e degrada o solo.

Deixe uma resposta