Porque os restaurantes fecham?

Muitas pessoas se perguntam: por que tantos restaurantes fecham, sendo que possuem uma boa venda e um grande movimento no final de semana? Bom, a gestão de restaurante não é tão simples quanto parece, começando por suas tarefas mais básicas:

• Contratação de pessoal;
• Gerenciamento de tarefas e cargos;
• Pagamento de fornecedores;
• Treinamento de funcionários;
• Compras;
• Logística da casa;
• Promoções;
• Marketing e comunicação;
• Conceito da casa;
• Cuidados com a cozinha (higiene, produção, manipulação de alimentos, entre outros);
• Controle de qualidade.

Como cuidar da gestão de restaurante?

Isso sem contar com tarefinhas mais chatas como banco, controle da conta corrente, fechamento de caixa, pagamento de duplicatas, renegociação de algum boleto em atraso, resolver pepinos entre funcionários e cuidar da rotatividade do quadro funcional.

De perder o fôlego, não?!

Apesar dessa lista gigantesca de afazeres, uma boa agenda, equipe e organização ajudam a manter os negócios sob controle, sem que ninguém fique sobrecarregado. Mas afinal de contas, por que os restaurantes estão falindo, então?

Simples. Muitos são aventureiros, passam na frente de um restaurante com bastante movimento e pensam que dá dinheiro, mas se esquecem de analisar todos os pontos cruciais envolvidos na abertura de um negócio como esse, e aí está o erro fatal.

Quando o investidor acorda e percebe que é muito mais complexo do que o esperado, as coisas já foram acumulando e virando uma bola de neve. O resultado? O restaurante acaba quebrando, tudo é apenas uma questão de tempo.

Então, se não quer passar por isso, aqui vão algumas dicas (sem choro melas) pra você que quer abrir um restaurante:

Analise bem seu ponto comercial

Estudos mostram que localidade e estacionamento são um dos principais pontos para o sucesso de um restaurante. Os clientes estão preferindo estacionamento à qualidade dos produtos.

Estude bem sua estratégia e coloque tudo no papel

Isso é importante para que você não seja pego de surpresa. Faça um estudo de mercado e analise pontenciais concorrentes, se achar complexo demais, desista!

Lembre que comida não é um objeto

Mas sim um produto que precisa de cuidado e profissionalismo para ser preparado. Se você acha que sua experiência de cozinhar em casa vai garantir seu sucesso no restaurante, meus pêsames! As coisas por lá são bem diferentes.

Limpeza é quase tudo

Se você não liga para a limpeza da sua casa ou apartamento, nunca abra um restaurante. Quando o ambiente é sujo e nojento o cliente é geralmente o primeiro a perceber (e também o primeiro a reclamar), então muito cuidado.

Propaganda é o coração do negócio

A comunicação é vital, muitos restaurantes fecham com menos de três meses de vida por falta de uma boa comunicação. Procure um profissional, não tente ser administrador, dono de restaurante, designer, publicirário e marketeiro, deixe isso nas mãos de quem entende do assunto.

Portanto, administre!

1 thought on “Porque os restaurantes fecham?

  1. Sem contar as comidas da moda que são iguais a uma paixão de verão chegam arrebatam e depois de uma garfada o desejo desaparece!

Deixe uma resposta