Novas nomenclaturas para executivos

Já passou o tempo em que os diretores executivos se nomeavam como gerentes ou proprietários de um negócio, não é mesmo? E se antes era comum vermos empresas usando esse tipo de linguagem, com o avanço do mundo corporativo presenciamos a mudança da nomenclatura de cargo, agora encaixada em siglas.

nomenclatura de cargo

CEO – chief executive officer

Também chamado de principal executivo, presidente, superintendente ou diretor-geral. As pessoas costumam fazer confusão quando a empresa tem os dois, CEO e presidente, nesse caso a função do segundo é mais representativa.

COO – chief operating officer

Seu nome é executivo-chefe de operações, mas você também pode chamá-lo de braço direito do CEO. Enquanto o chefe pensa nas melhores estratégias, o COO cuida mais de perto da rotina do negócio.

CFO – chief financial officer

É o principal executivo de finanças, basicamente o profissional que comanda a administração e o planejamento financeiro da empresa.

CHRO – chief human resources officer

Essa é a sigla usada para identificar o diretor de recursos humanos, sendo esse o profissional que dirige as ações voltadas para a gestão de pessoas, e muitas vezes, a comunicação interna da corporação.

CIO – chief information officer

Diretor de tecnologia da informação, responsável por toda parte de informática da empresa. Era mais fácil identificá-lo quando ele era o único responsável por esse tipo de serviço, mas daí surgiu o…

CTO – chief technology officer

Que em linhas gerais, comanda a arquitetura e a infra-estrutura dos sistemas, dirigindo as ações tecnológicas e científicas. É bastante comum que nas empresas tenham os dois profissionais.

CKO – chief knowledge officer

Também chamado de CLO (Chief Learning Officer), é aquele que administra o capital intelectual da empresa, reunindo e gerenciando todo o conhecimento da organização, sendo um sujeito-chave nas consultorias.

CRO – chief risk officer

O cargo surgiu quando as empresas passaram a se preocupar com a administração de riscos. Além de cuidar das questões financeiras, o CRO também avalia estratégias do negócio, concorrência, legislação e problemas ambientais.

CMO – chief marketing officer

Esse é o diretor de marketing que, além de cuidar da prospecção de novos negócios, administra também todas as ações de marketing.

Usadas em grandes empresas, principalmente nas internacionais, essas siglas simplificam as funções ou o tipo de atividade desenvolvida pelos principais executivos do mundo todo. E aí, esclarecemos suas dúvidas?

Deixe uma resposta