Garçom

“Funcionário encarregado de servir bebidas e comidas”

image

O que é ser um garçom?

O garçom é o profissional responsável por atender os clientes em um bar, café ou restaurante, anotar seus pedidos, servi-los, e, após a saída do cliente, retirar os restos da mesa, e limpá-la, de modo que outra pessoa possa ocupá-la. O garçom também pode trabalhar em eventos e festas, e, nesse caso, o profissional é responsável apenas por servir os convidados e recolher os copos e pratos já utilizados. O garçom deve garantir que não falte nada aos clientes ou convidados e que eles estejam satisfeitos com os produtos e serviços oferecidos pelo estabelecimento. Além do seu salário, o garçom ganha uma taxa de 10% que é inclusa na conta do cliente e as gorjetas, ambos opcionais.

Quais as características necessárias para ser um garçom?

Para ser um garçom é necessário que o profissional seja alfabetizado, para poder anotar os pedidos. Além disso, outras características interessantes são:

  • agilidade
  • raciocínio rápido
  • capacidade de observação
  • paciência
  • capacidade de organização
  • flexibilidade
  • disponibilidade de horário
  • simpatia
  • pró-atividade
  • responsabilidade

Qual a formação necessária para ser um garçom?

Não existe uma formação necessária para ser um garçom, porém é imprescindível que o profissional seja alfabetizado. Porém, é importante a realização de cursos de especialização, workshops e treinamentos que capacitam o profissional para atender melhor os clientes ou convidados. Tais cursos diferenciam o profissional e o destacam no mercado de trabalho.

Principais atividades de um garçom

  • atender os clientes
  • anotar os pedidos
  • passar o pedido ao cozinheiro, caso o mesmo seja de gênero alimentício
  • preparar a bebida, ou passar o pedido ao bartender se for o caso
  • servir o cliente
  • estar pronto a atender quando o cliente solicitar
  • trazer a conta quando o cliente pedir
  • retirar os restos de comida e as louças utilizadas
  • limpar a mesa para que outras pessoas possam ocupá-la

Áreas de atuação e especialidades

  • Bares, restaurantes e cafés: trabalha realizando as funções normais de um garçom, podendo até se especializar em comidas ou bebidas, e participar de cursos como o de barman, de somelier, de chef ou de maitre. Geralmente, os garçons são contratados pelo próprio estabelecimento, e não terceirizados.
  • Eventos: trabalha em festas e eventos como casamentos, aniversários, batizados, lançamentos, conferências, homenagens, etc. Esse profissional atende aos convidados, servindo-lhes bebidas, aperitivos e comidas, e recolhendo os copos e pratos usados. Nesse caso, geralmente, os garçons são terceirizados.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o profissional de atendimento, como é o garçom, é amplo, e continua crescendo, acompanhando o crescimento do lazer e dos serviços. É necessário que o profissional seja pró-ativo e determinado, pois o bom atendimento dos clientes requer atenção e simpatia, além disso, para se destacar também é importante que o profissional se atualize constantemente por meio de cursos e treinamentos.

Curiosidades

A profissão de garçom é uma profissão muito antiga, já na Antigüidade Clássica essa função era exercida pelos escravos domésticos, como eram chamados os escravos que trabalhavam dentro da casa de seus donos. Existiram também, durante toda a história, as tabernas, que eram estabelecimentos comerciais que atendiam os forasteiros e os pousos de passagem, que eram casas de famílias que ofereciam repouso e comida aos “hóspedes”, nos dois casos, o papel de “garçom” era exercido pelos proprietários e suas famílias. O trabalho do garçom só foi distinguido e passou a ser incumbência principal de um funcionário a partir da urbanização e a formação dos bares e restaurantes. A partir daí o garçom virou figura importantíssima dentro de um estabelecimento.

Via: http://www.brasilprofissoes.com.br

4 thoughts on “Garçom

  1. Muito bom material. Mostra muito bem o perfil profissional do garçom.
    Poderia ter dicas de como servir bebidas, à francesa, à inglesa, à americana, à brasileira.

  2. Gostaria de saber se um garçon, é obrigado há lavar o restaurante ápos o horaio de trabalho.
    Se não for, oque fazer ou que atitude tomar ?

    Desde já o meu muito obrigado e aguardo a resposta ancioso.

  3. Olá Clayton,
    Você conhece o CBO (Classificação Brasileira de Ocupações)? Você pode acessar o site http://www.mtecbo.gov.br e digitar ‘garçom’ na pesquisa para encontrar a categoria 5134 que engloba garçons, barmen, copeiros e sommeliers. Clicando na categoria você encontrará a descrição, as características de trabalho e as áreas de atividade (que é o que mais vai lhe interessar). Clicando em ‘áreas de atividade’ e no + em cada categoria de atividades você verá em detalhes o que um garçom pode e/ou deve ser responsável (inclui atividades como: Limpar equipamentos em geral, Limpar balcão e bancada, Limpar bandejas e carrinho, Retirar restos de comida, Limpar mesa, Separar lixo, Limpar o chão, …).
    Ah, e dê uma olhada em ‘competências pessoais’ também.

    Bom, acredito que pelo jeito que perguntou não deve estar muito contente com o seu trabalho. Aconselho você a conversar com seus superiores. Uma boa conversa pode resolver tudo! Sei muito bem como o trabalho de garçom não é fácil (servir clientes, ouvir reclamações, correria pra lá e pra cá, etc), mas muitas empresas realmente não têm condições de contratar alguém específico para ficar na função de limpeza. Aqui no aiqfome.com todo mundo ajuda: um dia um lava louça, outro dia um varre, tira o lixo, e por aí vai.
    Espero ter ajudado. E precisando estamos por aqui!

Deixe uma resposta