Como abrir um restaurante de sucesso?

De acordo com dados coletados pelo Sebrae do Estado de São Paulo, o setor de restaurantes representa 6,6% das micro e pequenas empresas do Brasil. Quer saber como abrir um restaurante e iniciar seu negócio com segurança? Veja algumas dicas abaixo!

restaurante-de-sucesso

Percepção da oportunidade

Visualize quais as reais necessidades dos consumidores, estruturando seu restaurante de acordo com o perfil de consumo local, isso porque a falta de informação a respeito disso quase sempre resulta no fechamento da empresa. Capital para investimento não é garantia de sucesso, é preciso um grande leque de informações sobre o tipo de negócio que se pretende abrir.

Como fazer essa pesquisa?

Basicamente conhecendo outros restaurantes, conversando com os proprietários e se posicionando no lugar dos clientes. Procure também sites especializados e cursos voltados para a área, tudo que ajuda efetivamente é muito bem-vindo. Perceba os métodos que deram sucesso a outros estabelecimentos da mesma área e adapte-os ao seu negócio.

Tenha excelência nos serviços prestados

Monte cardápios que agradem os consumidores, adeque seu ponto comercial à proposta apresentada e capacite seus funcionários para um atendimento excelente. Escolha um chef de cozinha com experiência no tipo de serviço prestado pelo restaurante e, principalmente, busque fornecedores com os melhores preços e condições de pagamento.

Esteja presente no negócio, não basta abrir e deixá-lo nas mãos dos funcionários, o trabalho é árduo e constante! Pensar em todos os procedimentos como investimento, previsão de retorno, documentação para abertura legal da empresa, localização do ponto comercial, bons fornecedores, gastos com funcionários e leis trabalhistas é essencial.

Que tal investir numa franquia de alimentação?

CategoriasSem categoria

1 comentário

  1. regina andrade Responder

    Excelentes dicas pois ajudam muito quem pretende abrir seu proprio negócio, principalmente os iniciantes. Obrigada. Abraços.

Troca uma ideia com a gente!