Estoque: setor mais importante do que se imagina

A visão de que o estoque de um restaurante é apenas um ambiente para armazenamento de alimentos e outros tipos de condimentos é bastante ultrapassada, isso porque sua administração interfere diretamente nos lucros do estabelecimento, sendo importante a tomada de medidas para que não escorram por entre os dedos!

estoque

 

O estoque deve ser acessado pelo mínimo de pessoas possível, um ou dois responsáveis pela tarefa é mais do que o suficiente, isso porque com o livre acesso o número de extravios, de mercadorias danificadas ou mal acondicionadas aumenta consideravelmente, causando prejuízos muitas vezes irreparáveis.

É interessante que os responsáveis recebam treinamento e qualificação, para que avaliem corretamente as mercadorias armazenadas e realizem o PEP’S (a primeira que entra é também a primeira que sai), assim como para que confiram características sensoriais básicas como coloração, sabor e odor dos produtos.

O controle é item extremamente importante, isso porque tudo aquilo que entra ou sai deve ser anotado. Também é interessante a checagem de venda e de estoque atual, para avaliar extravios ou possíveis desperdícios. Em caso de estoques muito grandes e volumosos, volte sua atenção para os itens de maior valor.

Viu como o procedimento é bastante simples? Adotando essas pequenas medidas você terá o funcionamento do seu estabelecimento praticamente nas mãos, com muito mais controle de gastos e, consequentemente, uma melhor margem de lucros. Portanto, fuja dos desperdícios e mãos à obra!

CategoriasSem categoria

Troca uma ideia com a gente!