de caçador a agricultor!

Comecei o aiqfome junto com minha mulher em 2007. Foram difíceis os primeiros anos já que a internet no Brasil ainda era muito lenta e nada confiável, e os restaurantes literalmente não tinham nem computador na loja. Fizemos de tudo, quase de tudo, pra manter a ideia viva. Desenvolvemos sites, cuidamos de contas publicitárias, prestamos consultoria para empresas de gastronomias  e etc.

Meu trabalho sempre foi vendas e negócios. Procurava restaurantes como um caçador procura sua presa. Só que de dois anos pra cá, aprendi que retenção é mais legal do que aquisição. Então mudamos algumas coisas!

Modelo

Ao invés de planos mensais para os restaurantes, começamos a cobrar uma fatia (%) das vendas online. Assim, os usuários passaram a ser clientes e os restaurantes representados.

Assumi o “suporte” pessoalmente e as taxas de conversão do aiqfome aumentaram muito. 30% das visitas únicas que recebemos se transformam em pedidos, muitos recorrentes e muitos “primeiro pedido”.

Produto

Simplificamos todo processo de pedidos. Não é inteligente os pedidos via disk, mas é fácil de fazer. Pegou o telefone e pronto. Então o pedido online precisava ser mais fácil e mais cômodo. Conseguimos!

Celular

De 90 dias pra cá, nossa estratégia passou a ser Mobile! Começamos a desenvolver o app para IOS e já startamos também para Android e Windows Phone.

Boa parte do meu trabalho é focado em expansão, mas a maior parte é focado e retenção. Não gosto de startups com crescimento explosivo, porque empresas sustentáveis levam anos para amadurecer e não tenho pressa pra chegar “lá”! A vida de “agricultor” é bem mais gratificante e curto cuidar de cada cliente como se fosse único…

Abraço fominha,

igor, CEO
aiqfome

2 thoughts on “de caçador a agricultor!

Deixe uma resposta