O que é comfort food?

Autor de Em Busca do Tempo Perdido, o francês Marcel Proust ficou famoso por brincar com a imaginação sensorial dos leitores em relação ao paladar. Em um dos trechos mais famosos de sua obra, ele utiliza o sabor da Madeleine (uma bolacha francesa em forma de concha) molhada no chá pra despertar memórias no personagem. Você já teve lembranças específicas ao provar alguma comida que não comia há algum tempo, por exemplo? Então talvez você já saiba o que é comfort food.

comfort food

Marcada pela nostalgia, a comfort food está ligada a recordações afetivas e acionadas através do cheiro, tempero e gosto que conseguem te transportar pra esses lugares e situações específicas e dar esse sentimento de conforto, como próprio nome diz. Podem ser tanto as comidas tradicionais da sua família que têm um modo de preparo específico, ou algo que você comeu em um passeio ou viagem a um lugar diferente e que te marcou.

Na gastronomia, muitos chefs usam essas ideias pra criar pratos mais simples no modo de preparo e que possam acolher as pessoas pelo paladar tradicional utilizando ingredientes como verduras e legumes orgânicos e sem processos industriais. Alguns exemplos de comidas que se encaixam nessa categoria são canja de galinha, creme de milho, frango com polenta, bolo de fubá e doces de frutas como geleias e compotas. Inclusive, a foto do post é da galinhada da mãe da Mari.

E você, tem alguma comida que te lembre bons momentos? 

Deixe uma resposta