Pinhão: comida típica do inverno!

Com presença garantida na culinária da Região Sul e Sudeste, o pinhão é comida típica do inverno que faz sucesso nas baixas temperaturas. Rico em fibras, proteínas e minerais, suas propriedades são passadas da casca para a semente no momento do cozimento, reforçando suas características nutricionais.

Degustado com vinho ou quentão, é considerado como um ingrediente de versatilidade, isso porque é preparado assado, na panela de pressão ou incrementando receitinhas. Então, se a intenção é um inverno quentinho e saboroso, aqui vão algumas sugestões de pratos com essa gostosura!

comida típica do inverno

Carne de panela com pinhão

500 g de carne em cubinhos (patinho);
100 g de bacon em cubinhos;
400 ml de caldo de carne;
150 ml de vinho tinto seco;
1 xícara (chá) de pinhão cozido e descascado;
3 dentes de alho triturados;
1 cebola picada;
1 cenoura picada;
3 tomates picados (sem semente);
2 folhas de louro;
Sal, tomilho, salsinha e pimenta do reino a gosto;
Óleo de milho para refogar.

Tempere a carne com o sal, o tomilho e a pimenta. Na panela de pressão, refogue a carne no óleo de milho. Reserve. Frite os cubinhos de bacon, adicionando a cebola picada e o alho triturado. Acrescente o tomate e a cenoura picados, assim como as folhinhas de louro.

Volte a carne para a panela, adicionando o vinho e o caldo de carne. Tampe e, assim que pegar a pressão, deixe por 20 minutinhos. Abra a panela e acrescente o pinhão, misturando em fogo médio por mais 10 minutos. Desligue e adicione a salsinha. Parece saboroso, né?!

Farofa de pinhão

1 kg de pinhão;
300 g de bacon;
300 g de farofa;
1 cebola picada;
2 dentes de alho triturados;
Cheiro verde a gosto.

Cozinhe o pinhão na panela de pressão, descasque e triture no liquidificador. Corte o bacon em pedaços pequenos e frite, acrescentando a cebola e o alho triturado. Adicione o pinhão moído e deixe mais um pouquinho no fogo. Desligue e acrescente a farofa e o cheiro verde. Uma delícia!

Doce de pinhão

½ kg de pinhão cozido em água sem sal;
1 lata de leite condensado;
¼ de xícara de leite;
1 colher (sopa) de açúcar;
Cravos a gosto.

Bata o pinhão cozido no liquidificador, até virar uma farinha grossa. Leve ao fogo baixo com o leite, o açúcar, os cravos e o leite condensado, mexendo sempre, por 25 minutos, até que a mistura desgrude do fundo da panela. Passe para uma tigela e espere esfriar. Prontinho!

Ainda que bastante apreciado como petisco, o pinhão também aparece incrementando opções de pratos principais, acompanhamentos e sobremesas. Nutritivo, adiciona sabores especiais às comidinhas pensadas para o frio. E aí, esquentou com nossa seleção de receitas com essa comida típica do inverno?

Deixe uma resposta