Você sabe como surgiu o delivery?

Se antigamente era comum procurar informações sobre um restaurante nas páginas amarelas da (des)conhecida lista telefônica, hoje temos aplicativos especializados em delivery, que facilitam não apenas a comunicação com os estabelecimentos, como também a realização de pedidos. Mas você sabe o que é delivery e como surgiu essa prática?

Que mudamos nossa relação com a alimentação, disso estamos mais do que convencidos, mas não é de hoje que a entrega de comidinhas faz parte do nosso cotidiano. Ganhando novos modelos e diferentes propósitos, o delivery sobreviveu ao longo dos séculos e continua crescendo consideravelmente. Então, vamos entender como esse conceito se popularizou!

aprenda o que é delivery e como essa prática surgiu e mudou com o passar dos anos

Roma antiga

Nesse período da história muitos trabalhadores não tinham cozinha em casa, então buscavam uma refeição nos chamados thermopolium, ambiente pensado para a venda de alimentos prontinhos para o consumo. Ainda não havia entrega, mas era um começo bastante significativo para o delivery.

Índia – 1890

Desde o século XIX os dabbawalas, espécie de motoboys, entregam comidinhas no horário do almoço para milhares de trabalhadores indianos. Realizadas à trem ou com bicicletas, o potinho utilizado é retirado da casa desses profissionais, sendo devolvido no mesmo lugar ao final da tarde.

1ª e 2ª guerra mundial

Na região de combate, a ração militar era planejada conforme a demanda dos soldados. Entregue nas trincheiras, as porções eram individuais, fáceis de serem transportadas e consumidas, isso porque eram geralmente armazenadas em pequenas latinhas.

Estados unidos – 1950

O delivery, no modelo como conhecemos atualmente, surgiu com o avanço da tecnologia em termos de embalagem e armazenamento. A pizza foi um dos primeiros pratos entregues (e também um dos mais pedidos nessa época), com frete gratuito para pedidos acima de US$2,50.

Brasil – 1980

A mencionada década é o marco do delivery em território brasileiro, com a pizza (mais uma vez!) ganhando destaque na capital paulista. Usando de bicicletas e mobiletes, os pedidos atendidos eram exclusivamente realizados pelo telefone, nos famosos disk pizza.

Apesar da longa caminhada, a prática do delivery ainda vem se consolidando com as novas tecnologias. A internet, grande aliada da praticidade e comodidade, vem transformando uma mera possibilidade em uma necessidade, considerando a correria em que vivemos nos tempos modernos. E você, já fez um pedido hoje?

Deixe uma resposta