Como saber se o temaki que você pediu é realmente bom?

Visto como uma opção de fast-food mais saudável, o temaki foi incorporado à cozinha dos brasileiros com inúmeras versões. E se até pouco tempo precisávamos de casas especializadas para deliciarmos essa gostosura, hoje ele é nada mais, nada menos que um dos pratos principais dos restaurantes orientais. Mas você sabe quais as características de um bom temaki?

Muito conhecido pelo seu formato de cone, com aproximadamente 10 cm de comprimento, ele é um sushi feito para ser degustado com as mãos (e não com os famosos palitinhos, também chamados de hashis). O mais curioso é que, segundo o restaurante Rock. Temakeria, a iguaria não existe e nem é famosa no Japão, sendo uma invenção dos brasileiros.

temaki

Do que é feito o temaki?

Basicamente de arroz japonês, folhas de alga marinha e recheios bastante diversificados, que variam de acordo com a criatividade de quem os prepara. Com milhares de sabores, um dos temakis mais populares é o de salmão cru ou grelhado, acompanhado de cream cheese e cebolinha, mas também existem opções com camarão, shimeji e frutas.

O arroz

É um dos elementos mais importantes do temaki, sendo que seu tempero precisa ser bastante suave e os grãos nem moles e nem duros demais, ou seja, é preciso um preparo cuidados. Feito sem adição de sal ou qualquer tipo de óleo, ele é finalizado com um tempero com toque avinagrado, que acrescenta sabores marcantes e bastante característicos.

A alga marinha

Geralmente vendidas em saquinhos, é justamente no temaki que podemos apreciar o verdadeiro sabor das algas. Como murcham com certa facilidade, vale testar algumas marcas, comparar e investir na melhor, isso porque elas variam bastante no quesito sabores e texturas, elementos que influenciam diretamente na qualidade do temaki servido.

Os recheios

Um pouquinho de wasabi (também conhecida como raiz-forte) e umas gotinhas de shoyu são suficientes para incrementar ainda mais o temaki. O cream cheese e outros molhos costumam ser dispensáveis, mas ao mesmo tempo são muito populares entre os brasileiros. O salmão é um dos peixes mais apreciados, mas há também opções com pedacinhos de lula e polvo.

Comida prática, o segredo para um bom temaki é basicamente: ingredientes frescos e de qualidade. Para a galera do Rock. Temakeria, o arroz precisa ser cozido no ponto certo, a alga deve estar crocante na hora do preparo (evitando uma consistência borrachuda) e a quantidade de arroz e recheios deve ser balanceada. E agora, ainda resta alguma dúvida sobre quais características considerar?

CategoriasSem categoria

Troca uma ideia com a gente!