Fim de férias: como encarar a volta às aulas?

As férias estão acabando e um novo semestre vem batendo às portas, enquanto uns comemoram a volta às aulas (com aquela saudade dos amigos), outros lamentam o fim da mordomia. E é assim mesmo, toda história tem dois lados, né? Mas se assim como a gente, você também tem dificuldade de retomar as atividades depois de um longo período de descanso, aqui vão algumas dicas para encarar esse momento com mais tranquilidade.

Nada de virar a noite no Netflix

Nessa volta às aulas aposte em noites de sono melhores.

A tarefa parece um tanto quanto impossível, mas não custa nada tentar! Nos últimos dias de férias durma um pouquinho mais cedo, dessa forma seu corpo se acostuma com os horários novamente. E se antes você não tinha uma rotina saudável de sono, vale considerar a possibilidade para a volta às aulas, uma vez que ele é ótimo para memorização e fixação de conteúdos.

Cuide da sua alimentação

A alimentação é fundamental para uma boa volta às aulas.

Dormir bem significa acordar sem atrasos, e consequentemente, sem precisar pular o café da manhã ou almoço, para aqueles que estudam no período da tarde. As refeições são importantes porque muitos alimentos ajudam na reposição das energias, melhoram a memória, assim como controlam a ansiedade, bastante comum nesse período de volta às aulas. Tenha disposição, alimente-se bem!

Organização é praticamente tudo

Organização é tudo para uma volta às aulas sem preocupações.

Para aqueles que ignoraram com sucesso sua agenda do semestre passado: ainda há tempo de recuperar! Organize seu cantinho de estudos (limpe gavetas e prateleiras), tire dúvidas com os professores e elabore um plano de estudos, dessa forma na volta às aulas suas matérias não se acumularão, permitindo assim que os estudos para as provas sejam bem mais leves, uma vez que tudo estará em dia.

Defina suas principais metas

Estabeleça metas para uma volta às aulas com bastante sucesso!

Todo começo de semestre é uma baita oportunidade para repensar o passado e traçar um futuro muito melhor, né? Quais são seus objetivos? Em quais matérias você patinou? Quais foram suas maiores dificuldades? Antes da volta às aulas, faça uma pequena lista e vá riscando ao longo dos meses, assim você não passa batido em nada e tem mais controle sobre as diversas situações que possam surgir.

Viu como não precisa de tanta preocupação assim? O importante é respeitar as diferentes necessidades de cada estudante, dormir bem, se alimentar com certa responsabilidade e aproveitar ao máximo os períodos de relaxamento, afinal, nem só de estudos vivemos, não é mesmo? Encontre o equilíbrio perfeito entre todas as suas atividades e finalmente: uma boa volta às aulas para você!

CategoriasSem categoria

Troca uma ideia com a gente!