Dicas úteis para cozinheiros iniciantes

Muita gente tem talento de sobra na cozinha, né? Mas em compensação, tem uma galera que passa um perrengue e tanto na frente do fogão. Pra quem já manja dos paranauês, certas habilidades parecem besteira, mas pra quem tá começando, algumas dicas de cozinha podem salvar aquela receitinha que você tá desejando preparar há um tempão, saca só!

Como usar papel alumínio?

dicas-de-cozinha-1

Um lado parece exatamente como o outro, e agora? O negócio é ter muita calma nessa hora. O ideal é que o lado brilhante fique em contato com o alimento, isso porque é mais lisinho, evitando que grude demais no papel. Por ser mais refletivo, também ajuda a cozinhar bem mais rapidinho!

Não chorar cortando a cebola?

dicas-de-cozinha-2

Água gelada pode ser uma boa! Basta deixar as cebolas de molho em água fria uma meia hora antes de picá-las, mas sempre com lâminas bem afiadas, isso porque as cegas espremem as camadas, piorando a situação ao liberar substâncias que irritam os olhos e provocam a famosa choradeira.

E pra não entupir o saleiro?

dicas-de-cozinha-3

Nada como truques antigos, mas eficientes, não é mesmo? O segredo é colocar alguns grãozinhos de arroz cru dentro do saleiro, pra ajudar a absorver a umidade presente no ambiente. Dessa forma o sal permanece seco, saindo soltinho e com bastante facilidade do recipiente.

Como vencer o cheiro de alho nas mãos?

dicas-de-cozinha-4

Que o alho na comida deixa tudo mais gostoso, a gente sabe! Mas o cheirinho que fica depois nas mãos não é nada interessante, né? Pra se livrar de vez desse aroma indesejado: esfregue uma colher de inox nas mãos depois de picar o ingrediente, finalize com água e sabão e prontinho, tudo certo!

Coloquei sal demais no molho, e agora?

dicas-de-cozinha-5

Pra quem deixa tudo parecendo uma verdadeira salmoura, as batatas salvam nesse rolê! Antes de ficar frustrado e simplesmente jogar tudo fora, experimente adicionar algumas fatias de batata crua ao molho. O ingrediente funciona como uma espécie de esponja, absorvendo o excesso de sal na receita. Acrescentar um pouquinho de açúcar também salva nessas horas!

E o soro do creme de leite?

dicas-de-cozinha-6

Essa dica é pra creme de leite de latinha, não de caixinha, ok? Depois de limpar a lata, coloque no freezer até ficar bem geladinha, mas não pode congelar! Faça dois furos com o abridor na parte de baixo e vire numa xícara para que o soro saia. Agora, só abrir do lado que já tem os furinhos e usar!

Todo início é sempre difícil, mas depois de conhecer e dominar algumas dicas de cozinha a vida acaba ficando bem mais tranquila, né? Tem mais alguma recomendação pra ajudar a galera que tá começando? Então divide com a gente, que o pessoal ficará não apenas agradecido, como também de barriguinha cada vez mais cheia de rangos que darão certo!

Deixe uma resposta