Qual a origem do nome de algumas comidas?

Que nossa alimentação diz muito sobre quem somos, não é nenhuma novidade, né? Tanto que muitos nomes de comidas carregam um pouquinho da história de alguma família ou situação passada, assim como detalhes sobre sua aparência ou sabores. Não sabe a origem das que a gente tem espalhadas pelo app? Então, bora não julgar nada pelo nome, porque garantimos que são todas bem deliciosas!

Pizza

De onde vem certos nomes de comidas?

De uma coisa estamos certos: a palavra não é italiana! Historiadores acreditam que ela venha do antigo alemão bizzo, que significa morder e pedaço, sendo transformada em pizza pelos italianos e espalhada dessa maneira pelo mundo.

Hambúrguer

Nomes de comidas pra quem é curioso.

Sua origem vem nada mais, nada menos que da cidade de Hamburgo (Alemanha), em que também foi chamada de beefburguer ou apenas burger, evitando assim confusões com o termo em inglês ham que significa pernil ou presunto.

Sushi

Origem dos nomes de comidas japonesas.

A palavra sushi vem do japonês arcaico e significa basicamente azedo. Dessa forma, sua receita é preparada a partir de uma técnica de conservação de peixes em arroz avinagrado e fermentado, que traz essas características azedinhas.

Marmita

Nomes de comidas que vem no marmitex.

Também chamada de quentinha, marmitex é uma definição originada de um metal armado, ou seja, uma folha de metal bastante flexível dobrada de maneira a dar forma a um potinho que armazena, conserva e transporta alimentos.

Cachorro-quente

Origem de certos nomes de comidas, como o cachorro-quente.

Um cozinheiro de Frankfurt tinha um cão dachshund e a salsicha feita por ele ficou conhecida como hot dachshund. Nos EUA, o cartunista Tad Dorgan não conseguia pronunciar o nome e sugeriu hot dog pra se referir ao lanche, e o nome pegou!

Esfiha

Origem dos nomes de comidas árabes.

Ainda que grafada com a letra h, a palavra esfiha tem suas origens na cultura árabe e é comumente aportuguesada como esfirra, com dois erres, aparecendo dessa forma apenas a partir do século XX.

Pastel

Nomes de comidas populares nas feiras, como o Pastel.

Vem do italiano pastello, que é basicamente um material reduzido à uma espécie de pasta. Mais remotamente, veio também do grego pasta, que consistia numa mistura salgada de alimentos, originando assim nosso adorado pastelzinho.

Um tanto quanto curioso, né? Mas e você, fominha, conhece a origem de mais nomes de comidas por esse mundão? Então, conta pra gente aqui nos comentários, dando AQUELA forcinha pra aumentar nosso glossário! Até porque conhecimento compartilhado nunca é demais, né?

CategoriasSem categoria

Troca uma ideia com a gente!