Pra nós não é fácil dizer isso, porque a gente sabe que você considera a pizza como se fosse da família, mas precisamos te contar que, na verdade, tem coisas sobre ela que você não sabe.

Mas a boa notícia é que quanto mais você sabe sobre a pizza, mais interessante ela fica e com mais vontade de comer um pedaço você fica.

Então, bora descobrir o que você (provavelmente) não sabe sobre a pizza?
 

A borda da pizza tem um nome

E o nome dela é JULIANA… brincadeira! O nome correto da borda da pizza é cornicione, que se pronuncia “cornitione”.

Não sei se você é do time que não valoriza as bordas e não come ou é daqueles que manda tudo pra dentro sem pensar duas vezes, mas você sabia que alguns pizzaiolos queimam as bordas de propósito por acreditarem que melhora o sabor?
 

A pizza margherita é inspirada nas cores da bandeira da Itália

Agora vamos te contar um pouco sobre a origem da pizza margherita, especificamente.

Ela foi criada pelo famoso pizzaiolo Raffaele Esposito, para servir a rainha Margherita de Sabóia e o rei Umberto I. Ele se inspirou na bandeira da Itália e usou o manjericão pra representar o verde, o queijo para representar o branco e o tomate para representar o vermelho.

Quer saber mais sobre a história da origem da pizza? Assista aqui, é rapidão!
 

Existe um campeonato de pizza

Foto: World Championship Pizza

Pizza é coisa séria, e o World Championship Pizza é um campeonato que elege os melhores pizzaiolos e padeiros do mundo, existe até um hall da fama com destaques de diferentes categorias.

Nada mais justo, né? Afinal, fazer pizza é uma verdadeira arte!
 

A focaccia andou para que a pizza pudesse correr

A focaccia existe há muuuuito tempo, tanto que ela é considerada um dos pães italianos mais antigos e populares. Muitos afirmam que a pizza é, na verdade, uma adaptação da focaccia.

Mas enquanto a pizza já passou por diversas versões e alterações desde o seu surgimento, a focaccia continua igualzinha desde sempre.
 

Existe um jeito certo de cortar os pedaços

E não, não é cortar em fatias triangulares, ou até mesmo em quadradinhos. Existe outra maneira considerada a mais correta de todas e é essa aqui ó:

Fonte: R7 notícias

Seja de humanas ou exatas, todo mundo ama pizza. Matemáticos da Universidade de Liverpool acharam um jeito cientificamente correto de cortar uma pizza, para dividi-la em pedaços exatamente iguais.

Você deve cortar a pizza fazendo um desenho igual a esse da imagem, como se fosse uma flor, para ter todos os pedaços do mesmo tamanho. Se é fácil? Aí já não sabemos…
 

O aiqfome já fez uma pizza de pokébola

É isso mesmo, meus pizza lovers, a gente já fez uma receita em vídeo de pizza de pokébola e super aprovamos! Isso é pra provar como fazer pizza é uma arte e você pode usar a imaginação e surpreender a galera.

Pra aprender a fazer também é só assistir ao nosso vídeo: Como fazer uma pizza de pokébola super simples!
 
 
Gostou de saber todas as curiosidades sobre a pizza, que você já considera pacas? Conta aqui nos comentários, qual dessas coisas você não sabia? A gente quer saber, hein!
 
Veja também:
Por que a caixa de pizza é quadrada, a pizza é redonda e a fatia é triangular?
aiqquizz: com quem você dividiria uma pizza na ficção
aiqquizz: qual pizza representa sua vida amorosa?
 

%d blogueiros gostam disto: