Ervas que tratam qualquer dor de estômago

chás de erva

Quem nunca sentiu aquela pontadinha de dor após dar uma exagerada na comilança ou depois de um período de muito estresse na vida?

Para evitar o automedicamento (que pode acabar piorando tudo), é sempre melhor contar com soluções mais naturebas para dar aquela aliviada imediata no incômodo.

E é aí que as plantas entram em ação, já que cada uma delas exerce um protagonismo digno de Oscar no quesito saúde, graças aos seus princípios ativos no organismo.

Bora saber como elas funcionam e como podem ser preparadas?

Lembrando que todas as informações contidas neste artigo não dispensam a famigerada visitinha ao médico. Portanto, é bom ficar atento!

Erva-doce

Também conhecida como Anis-verde, é uma erva medicinal que pode ser usada para problemas como má digestão, gases, dor de barriga ou artrite. Entre suas principais propriedades estão ação expectorante, um ótimo tônico, cicatrizante, calmante e diurético.

Ingredientes:

  • 1 litro de água;
  • 5 folhas de erva-doce.

Modo de preparo:

Coloque a água para ferver, coloque as folhas e quando começar a ferver conte 30 segundos. Desligue, tampe e deixe descansar por 5 minutos. Esse tempo de descanso é essencial para as folhas soltarem suas substâncias ativas e propriedades benéficas. Muitas pessoas podem colocar as folhas para ferver e logo desligar e servir, mas este não é o preparo correto e mais indicado, pois pode-se perder muitas propriedades para a saúde por conta disso.

Cravo

Queridin da culinária, a especiaria proveniente da Indonésia tem diversas propriedades medicinais, como antisséptico, cicatrizante, antifúngico, antibacteriano, antioxidante, analgésico, anti-inflamatório e calmante.

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de gengibre ralado;
  • 1 litro de água;
  • 1 colher de sopa de cravos da índia.

Modo de preparo:

Leve a água para ferver com o gengibre. Quando ferver, diminua o fogo, adicione o cravo e deixe por uns 2 minutos. Desligue, tampe e deixe por mais 5 minutos. Sirva quente ou morno.

Camomila

Uma das plantas medicinais mais antigas, é muito usada em infusões. Entre suas principais propriedades estão alívio de dores de estômago, ajudinha com a hora do naná, relaxamento dos músculos, ajuda nas cólicas menstruais e estimulação do sistema imunológico. Aff, perfeita. Sem defeitos.

Ingredientes:

  • 3 colheres de chá de flores secas;
  • Água quente;
  • 2 colheres de mel.

Modo de preparo:

Disponha as flores de camomila dentro da xícara, despeje a água quente no recipiente e deixe em infusão por três minutos. Coe utilizando um coador especifico para chá. Acrescente o mel, misture e beba ainda quente.

Capim-cidreira

Essa ervinha de folhas compridas, que lembram capim, é maravilhosa para preparar um cházin de fim da tarde e também tem propriedades medicinais que servem como diurético, controla gases intestinais, ajuda na digestão e tem efeito calmante.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de folhas de capim-cidreira picadas;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

Ferva a água coloque na xícara, despeje as folhas picadas e tampe. Deixe em infusão por 15 minutos. Coe e sirva. Pode ser ingerido sem adoçar ou com mel

Boldo

boldo é a planta medicinal preferida das vovós, tenho certeza que alguém já recomendou um chá desse pra você. Ele auxilia nos problemas do estômago e protegem o fígado contra à má digestão.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de folhas de boldo picadas;
  • 2 g de alcachofra;
  • 1 litro de água.

Preparo:

Ferva todos os ingredientes juntos durante 3 minutos e depois coe. Tome este chá ao longo do dia como substituto da água. 

Presente da Natureza

Planta que cresce no chão Foto gratuita

Eu não sei você, mas eu me sinto mais saudável só de falar sobre esses chás medicinais.

Vamos aproveitar o poder dessas plantinhas que moram nos nossos quintais para restabelecer a conexão entre a nossa terra e o nosso corpo?

Minha xícara já está na mão…hmmmm ☕🌱

curte e compartilha aê