O que vem depois da fome?

Tá se preparando para o vestibular? Vai ter prova de ciências na escola? Não criemos pânico. Hoje o aiqfome vai mandar aquela força marota para te ajudar a bagaçar no rolê. Bora ver como o nosso sistema digestivo funciona? Então bora!

Imagine que o seu corpo é um celular e que, dentro dele, existe um aplicativo chamado estômago. Lá você não só armazena suas refeições como também consegue ajustar todas as configurações para que tudo funcione perfeitamente, sem falhas.

Raio X do Sistema Digestivo

O sistema digestivo é composto por vários órgãos, assim como as opções de marmita que você encontra para pedir na hora do almoço no nosso app. Cada um desses órgãos, ou ingredientes, é responsável por transformar os alimentos que ingerimos em substâncias pequenininhas, para que os nutrientes consigam ser facilmente levamos pelo sangue para o corpinho todo. E o que não tem muita utilidade, já sabe, né? Sai pela porta de trás!

Um caminho, vários destinos

Para ser um pouco mais didático, vamos de tim-tim por tim-tim. Quando o bolo alimentar se direciona para o estômago, o suco gástrico deixa tudo minúsculo e daí sua comidinha passa a se chamar quimo. Conforme eles vão tocando a parede do lado de dentro da sua barriguinha, ela vai se dilatando (esse é aquele momento em que você abre a calça).

Depois disso, o quimo vai para o intestino delgado, se mistura ao suco pancreático, à bile e ao suco entérico. Os nutrientes são aproveitados e o quimo muda de nome, passa a assinar como quilo. O autógrafo você confere no intestino grosso, onde água e sais minerais são devidamente aproveitados e aí, como diria Rita Lee “tudo vira bosta”.

Ou seja, todo esse caminho que o seu rango percorre dentro desses gadgets se chama digestão. Então, anote para não esquecer, o sistema completo é formado por: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus.

Causa e efeito

O processo começa a ser carregado assim que a refeição toca o paladar, pá pum. A saliva é estimulada, os dentes entram em ação, a trituração acontece e zás, depois que você engole, a faringe acena para o esôfago que aciona o estômago e yay, olha você cheio de energia pra viver aê.

Olha, fominha, se a sua nota não for máxima depois dessa, a gente muda nosso coração de cor. Agora, para finalizar, é só pedir um rangão massa no aiqfome e observar a mágica do nosso corpo acontecer. E aí, já fez o seu pedido? Boa digestão pra você!

Troca uma ideia com a gente!