Tem data mais perfeita que o nosso aniversário? Não mesmo! É uma delícia contar os dias, lembrar os amigos (pra eles não esquecerem de mandar os parabéns) e organizar a festinha! Se não for assim, nem graça tem!

Mas como será que a gente começou a associar a data do nosso nascimento a festa e homenagens durante um dia inteiro? Será que sempre foi desse jeito?

Neste post, a gente vai falar tudinho sobre a origem da festa de aniversário e como o bolo começou a ser o reizinho dessa data. Simbora?
 

Tudo começou no Egito Antigo

É, parece que o negócio é bem mais antigo do que a gente imagina! Lá no ano 3000 a.C. a galera já gostava de comemorar aniversários, mas tinha um porém: só a data de nascimento de faraós e deuses eram consideradas dignas de uma festinha.

Depois esse costume foi estendido aos romanos, que também celebravam a vida dos seus imperadores e pessoas do alto escalão, na época.
 

Nem todo mundo curtia a festinha

No comecinho do cristianismo, lá na Idade Antiga, os aniversários foram considerados festas pagãs e, por isso, foram abolidos. Porém, essa proibição não durou muito tempo, pois a partir do século IV a Igreja começou a celebrar o Natal e a festa começou a ser liberada — mas, por enquanto, só com motivos religiosos.
 

Rolêzinho medieval

Os camponeses alemães foram os primeiros a comemorar os aniversários dentro da família, ainda na Idade Média. Nessas festas, os pais festejavam com um bolo e velas que representavam a idade que os filhos estavam completando, e é aí que as tradições começam.

No período medieval as pessoas acreditavam bastante na existência de espíritos bons e ruins, e as celebrações de aniversários ajudavam a atrair os bons. Nesse caso, a vela do bolo simboliza a luz, a entrega de presentes era uma forma de enviar proteção e as mensagens de felicidade ajudavam a proteger o próximo ano do aniversariante. Por isso, fazemos assim até hoje!
 

Bolo como protagonista

A ideia do bolo como ranguinho central das festas de aniversário vem lá da Grécia Antiga, quando era comemorado o nascimento da deusa Artemis. Na época, eles amontoavam em formato de lua vários bolos de mel, pois acreditava-se que era desse jeito que a deusa se expressava para os humanos.
 
 
Sim, pelo visto a história do aniversário é beeeem antiga e uma coisa é certa: todo mundo curte uma festinha, não é? Por aqui a gente ama e é por isso que durante esse mês inteirinho tá rolando comemoração do aniver do aiqfome.

Inclusive, você já deu uma olhadinha no tanto de promoções que tão rolando no app? São campanhas de 30%OFF até o final do mês, além de cupons e promos relâmpago com descontos inacreditáveis!

Bora aproveitar a festinha do aiqfome e comemorar junto?
 

%d blogueiros gostam disto: