Dicas e inspirações criativas pra fazer uma horta em casa

Comida sem tempero é um perrengue, né? E tê-los pertinho e bem naturais é praticamente uma das melhores coisas desse universo gastronômico. Mas como fazer isso vivendo numa casa sem quintal ou num apartamento sem sacada? Logo de cara, a tarefa parece um tanto quanto impossível, só que uma horta em casa não é um bicho de sete cabeças não, viu?

Plantar os próprios temperos e sempre ter um fresquinho em mãos, deixando a comida ainda mais saborosa, pode ser bem fácil. E o mais interessante? É possível fazer isso tendo pouco espaço disponível. Sabe aquele cantinho da área de serviço ou do beiral da sua janela? Então, eles podem ser ótimos lugares pra colocar vasinhos com pequenas mudas ou sementes.

Quer saber um pouco sobre como fazer e cuidar de uma horta em casa? Desce a página e dá um confere nas nossas dicas!

Aprenda a fazer e cuidar de uma horta em casa.
REPRODUÇÃO / PINTEREST

Vasos com 15 cm de altura

A dica parece bem básica, mas garante que as plantinhas não morram! Além desses vasinhos com pelo menos 15 cm de altura, também é preciso que eles tenham pezinhos e furinhos no fundo, fazendo com que a água escorra corretamente, não apodrecendo as raízes das plantas.

Quando o problema é espaço

Que tal uma horta vertical, numa parede bem próxima de uma janela que pegue sol e ventilação? Pra isso, aposte em opções mais leves (de plástico) e pendure os vasinhos como preferir. Plante mais de um tempero por recipiente, obedecendo o quanto de água cada um precisa.

E o preparo do solo?

Pra uma terra mais fértil, as medidas são: ⅓ de areia, ⅓ de argila e ⅓ de adubo (húmus de minhoca), sendo importante forrar o fundo do vaso com uma camada de pedrinhas, garantindo assim uma drenagem correta da água, pra só depois colocar a terra composta nas medidas citadas acima.

É melhor semente ou muda?

As sementes exigem um pouco mais de técnica e conhecimento pra dar certo, enquanto as mudas são mais garantidas. Use uma estaca pra ajustar no crescimento vertical das plantinhas e aproveite pra identificar cada uma delas com o nome, facilitando na hora de colher pra cozinhar, né?

Frequência pra regar

Isso vai de espécie pra espécie. Regue pelo menos uma vez por dia, durante a manhã, mais do que isso a raiz pode apodrecer. Faça sempre com água limpinha e, no caso de dúvidas: afunde o dedo na terra, se sair sujo significa que ela ainda tá úmida e pode aguentar mais um pouquinho sem água.

Cuidados diários

Procure adubar os vasinhos pelo menos uma vez por mês, mas sem remexer na terra do vaso! No caso de pequenas pragas, use sempre inseticidas naturais, e o mais importante: não se esqueça de arrancar os matinhos invasores que surgirem, garantindo a boa saúde desse ambiente.

Não tem muito segredo, né? Então, bora se inspirar na nossa Galeria do Pinterest pra fazer sua própria horta em casa, isso porque não existe nada melhor do que temperos frescos pra incrementar o sabor das comidinhas! E você, gosta dessa ideia terapêutica de cuidar de uma hortinha ou prefere comprar os condimentos prontos, disponíveis em supermercados?

CategoriasSem categoria

Troca uma ideia com a gente!