Faça um turismo gastronômico pelo Brasil

Dia 13 de junho é dia do turista, por isso, escolhemos um tema bem legal para comemorar com você, fominha. Spoiler: envolve viagem e comida. Tem algo melhor que essa combinação? Não, né?

Mas a gente não vai lá pra fora não. Bora fazer um turismo gastronômico pelo Brasil e descobrir o que a nossa terra tropical tem para oferecer em cada região? Fechou!

Com vocês: os pratos típicos preferidos do nosso povo!

Feijoada

Claro que ela não ia ficar de fora dessa. Esse clássico é famosinho em todos, eu disse todos, os estados do BR e também nas gringa. O feijão preto é o item matriz, mas em cada lugar do país um ingrediente diferente é acrescentado. No Espírito Santo, por exemplo, a moqueca é indispensável, um prato daora de filé de peixe, com coentro, cebola, azeite, urucum e molho de tomate.

Os capixabas preferem acompanhar a delícia com pirão, arroz e banana, e em regiões litorâneas sempre tem um camarãozinho no capricho. Você quer criatividade, @?

Acarajé

O prato típico baiano é aquela iguaria que você não pode sair da região nordeste sem provar. Sério! O Acarajé é frito no azeite de dendê, recheado com camarão seco, vinagre e vatapá. Se você não leu esse trecho com o sotaque, que também é uma delícia por sinal, você tá lendo errado.

As baianas, anfitriãs da especiaria, sempre oferecem aos clientes a opção da pimenta como acompanhante do prato. De sobremesa, você pode aproveitar para pedir uma rapadura ou uma cocada, que tal? 

Açaí

Nosso brasilzão é produtor de um fruto típico de uma palmeira amazônica, conhecida como açaizeiro. Já deu água na boca aí? Quem disse que tem gosto de terra, mentiu. O açaí, fruto mais pedido pela galera atualmente, pode ser consumido em forma de suco, vinho, doce, licor, sorvete e o que der na telha do cozinheiro criativo.

O pessoal do norte não curte muito aqueles acompanhamentos que o sudeste introduz no açaí. Segundo eles, a tradição pede que ele seja servido puro, puríssimo, para que o seu sabor refrescante não seja modificado. Mas o açaí é seu, então, você que decide, fominha.

Churrasco

Chegou o imperador de todos os domingos, o dono da vontade de colar na casa do vizinho, o harmonizador da brejinha gelada. Extremamente apreciado no Rio Grande do Sul e eternizado na música do Sérgio Reis, o churrasco, cara, dispensa até a apresentação. Em qualquer churrascaria você encontra uma diversidade de opções: tem carne no espeto, tem à lá carte, tem a que vem com pão de alho, que é a melhor coisa do mundo com certeza, e até aquela mal passada, pra quem é mais hardcore.  

Queijo Minas

Para um pouco e respira porque esse senhor aqui foi registrado em 2008 como patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Mas não é só título que ele tem não. Você já sentiu esse sabor? PQP!

O modo artesanal da fabricação do queijo a partir do leite cru vem com sabores diferentes de acordo com a região em que ele foi preparado. O tempero vem com o clima das montanhas, dá pra crer? Nossinhora!

A fome bateu?

Eu sei que uma hora dessas você já deve estar pensando em colocar a mala nas costas e matar fome cultural que existe na sua barriguinha, então, pega essa notícia maravilhosa:  você não precisa sair de casa para ser um viajante. Baixe o aiqfome e descubra os sabores que contam a sua história!

curte e compartilha aê