Flores são comestíveis?

Primavera chegou, moçada. Que venha a temporada das flores, das cores e dos shortinhos estampados.

Você já ficou todo apaixonado pelo cheiro de uma flor e teve vontade de meter na boca e comer com pólen e tudo?

Se sim, talvez seja bom checar como andam os vermes que habitam o seu interior, hahahaha.

Tô brincando.

O fato é que, realmente, é possível consumir algumas espécies de florzinhas.

Claro que tomando todo o cuidado do mundo, porque não seria nenhum pouco agradável se, por acaso, você ingerisse pesticida por aí, né baby?

Para te ajudar a ficar todo aromatizado dentro, da maneira certa e sem passar mal, trouxemos um compilado de flores que podem ser ingeridas junto com bebidas, chás, saladas, sobremesas e pratos principais para elevar o paladar de maneira suave.

As refeições que levam essas flores, valorizam não só a quantidade de nutrientes, mas também a apresentação dos pratos (bem masterchefs).

Amor Perfeito

Resultado de imagem para flor Amor Perfeito
 A floração do Amor-Perfeito acontece em geral entre os meses de outono e primavera. A peça “Sonhos de uma noite de verão”  de Shakespeare foi inspirada em uma lenda medieval que dizia que a plantinha tinha status de amuleto para se proteger do mal.
Com sabor suave e levemente adocicado, essa delicada flor pode ser utilizada em saladas de frutas, bebidas e sopas. Ela também é perfeita para decorar pratos!

Angélica

Resultado de imagem para flor Angélica
A Angélica precisa ser cultivada a pleno sol, em solos ricos em matéria orgânica e com irrigação periódica. Essa planta proeminente da mitologia e cultura indiana significa harmonia, união e paz. A angélica possui sabor doce, parecido com o do alcaçuz e, portanto, é indicada para sobremesas.

Calêndula ou Margarida

Resultado de imagem para flor Calêndula
Conhecida como “bem-me-quer, mal-me-quer”, essa flor tem propriedades anti-inflamatórias e ajudam na diminuição das cólicas! Era usada na Grécia, Roma, Arábia e Índia como planta medicinal bem como corante têxtil e corante alimentar. Por conta do sabor picante semelhante ao açafrão, ela é mais indicada para o preparo de pratos salgados.

Capuchinha 

Resultado de imagem para capuchinha flor
Suas folhas podem ser usadas em saladas, omeletes e tortas . Tem sabor bem parecido com o do agrião. Essa flor tem origem peruana, mas foi levada à Europa pelos descobridores. Ela pode ser utilizada no tratamento de infecção urinária, escorbuto e doenças na pele.

Cravo

Resultado de imagem para cravo flor
Na Grécia Antiga, coroas de cravos eram usadas em cerimônias. Na era do Renascimento, os cravos era um sinônimo de fidelidade matrimonial. De acordo com a crendice popular, as diferentes cores dos cravos podem ter significados que são atribuídos a sentimentos e emoções. Pode-se utilizá-las frescas para aromatizar vinhos, vinagres, geleias e saladas e também no preparo de tortas de frutas, sanduíches e como ornamentação de bolos.

Dente de Leão

Resultado de imagem para Dente de Leão flor
Faça um desejo! Com sabor doce, bem parecido com o mel, essa flor é super utilizada em saladas, geleias e sobremesas.  Seu consumo traz inúmeros efeitos positivos para a saúde, pois ela possui propriedades antioxidantes e antirreumáticas.

Hibisco

Resultado de imagem para Hibiscoflor
Super utilizada para fazer chás no Brasil, em alguns pratos ela assume um papel mais decorativo, mas está presente também na produção de xaropes, geleias, vinagres, vinhos e outros alimentos. Devido à sua ação anti-inflamatória e antibactericida, a planta é empregada na alimentação para fins terapêuticos.

Rosa

Resultado de imagem para Rosa  flor
Muito usadas em sobremesas, principalmente bolos de casamento, as pétalas de rosas podem deixar os pratos super lindos e sofisticados. A produção de geleia também tem sido bastante explorada. O sabor vai depender muito da espécie, podendo ser adocicado ou amargo. 

Violeta

Resultado de imagem para Violeta  flor
De sabor docinho, essa flor é mais utilizada no preparo de sobremesas. Como existem diversas espécies de Violeta, certifique-se de comprar a que é própria para consumo pra não dar ruim na barriguinha. 

Dicas de armazenamento

Para que as flores não estraguem, é importante que elas não sejam expostas ao calor ou agentes externos do ambiente. Tente guardá-las refrigerador, assim elas não murcham e as pétalas não adquirem manchinhas pretas.

Armazenadas de maneira correta, elas podem durar até 2 semanas.

Outra dica é tentar colocá-las na receita por último. Lembrando que elas podem murchar ao entrar em contato com pratos quentes e alguns tipos de tempero.

Reprodução: Malu Paes Leme

É isto, pessoal

Feliz primavera!

curte e compartilha aê