Primavera chegou, moçada. Que venha a temporada das flores, das cores e dos shortinhos estampados.
Você já ficou todo apaixonado pelo cheiro de uma flor e teve vontade de meter na boca e comer com pólen e tudo?
Se sim, talvez seja bom checar como andam os vermes que habitam o seu interior, hahahaha.
Tô brincando.
O fato é que, realmente, é possível consumir algumas espécies de florzinhas.
Claro que tomando todo o cuidado do mundo, porque não seria nenhum pouco agradável se, por acaso, você ingerisse pesticida por aí, né baby?
Para te ajudar a ficar todo aromatizado dentro, da maneira certa e sem passar mal, trouxemos um compilado de flores que podem ser ingeridas junto com bebidas, chás, saladas, sobremesas e pratos principais para elevar o paladar de maneira suave.
As refeições que levam essas flores, valorizam não só a quantidade de nutrientes, mas também a apresentação dos pratos (bem masterchefs).
Amor Perfeito
A floração do Amor-Perfeito acontece em geral entre os meses de outono e primavera. A peça “Sonhos de uma noite de verão” de Shakespeare foi inspirada em uma lenda medieval que dizia que a plantinha tinha status de amuleto para se proteger do mal. Com sabor suave e levemente adocicado, essa delicada flor pode ser utilizada em saladas de frutas, bebidas e sopas. Ela também é perfeita para decorar pratos!
Angélica
A Angélica precisa ser cultivada a pleno sol, em solos ricos em matéria orgânica e com irrigação periódica. Essa planta proeminente da mitologia e cultura indiana significa harmonia, união e paz. A angélica possui sabor doce, parecido com o do alcaçuz e, portanto, é indicada para sobremesas.
Calêndula ou Margarida
Conhecida como “bem-me-quer, mal-me-quer”, essa flor tem propriedades anti-inflamatórias e ajudam na diminuição das cólicas! Era usada na Grécia, Roma, Arábia e Índia como planta medicinal bem como corante têxtil e corante alimentar. Por conta do sabor picante semelhante ao açafrão, ela é mais indicada para o preparo de pratos salgados.
Capuchinha
Suas folhas podem ser usadas em saladas, omeletes e tortas . Tem sabor bem parecido com o do agrião. Essa flor tem origem peruana, mas foi levada à Europa pelos descobridores. Ela pode ser utilizada no tratamento de infecção urinária, escorbuto e doenças na pele.
Cravo
Na Grécia Antiga, coroas de cravos eram usadas em cerimônias. Na era do Renascimento, os cravos era um sinônimo de fidelidade matrimonial. De acordo com a crendice popular, as diferentes cores dos cravos podem ter significados que são atribuídos a sentimentos e emoções. Pode-se utilizá-las frescas para aromatizar vinhos, vinagres, geleias e saladas e também no preparo de tortas de frutas, sanduíches e como ornamentação de bolos.
Dente de Leão
Faça um desejo! Com sabor doce, bem parecido com o mel, essa flor é super utilizada em saladas, geleias e sobremesas. Seu consumo traz inúmeros efeitos positivos para a saúde, pois ela possui propriedades antioxidantes e antirreumáticas.
Hibisco
Super utilizada para fazer chás no Brasil, em alguns pratos ela assume um papel mais decorativo, mas está presente também na produção de xaropes, geleias, vinagres, vinhos e outros alimentos. Devido à sua ação anti-inflamatória e antibactericida, a planta é empregada na alimentação para fins terapêuticos.
Rosa
Muito usadas em sobremesas, principalmente bolos de casamento, as pétalas de rosas podem deixar os pratos super lindos e sofisticados. A produção de geleia também tem sido bastante explorada. O sabor vai depender muito da espécie, podendo ser adocicado ou amargo.
Violeta
De sabor docinho, essa flor é mais utilizada no preparo de sobremesas. Como existem diversas espécies de Violeta, certifique-se de comprar a que é própria para consumo pra não dar ruim na barriguinha.
Dicas de armazenamento
Para que as flores não estraguem, é importante que elas não sejam expostas ao calor ou agentes externos do ambiente. Tente guardá-las refrigerador, assim elas não murcham e as pétalas não adquirem manchinhas pretas.
Armazenadas de maneira correta, elas podem durar até 2 semanas.
Outra dica é tentar colocá-las na receita por último. Lembrando que elas podem murchar ao entrar em contato com pratos quentes e alguns tipos de tempero.