É só olhar pra ver que eu sou do sul 🎼
01

no cardápio do Frigideira de hoje tem arroz carreteiro, tainha e barreado, si qués qués, si não qués, só prestenção aqui no pio que eu vou mandar.

a culinária sulista, além de ser influenciada pelos países da fronteira (Argentina, Paraguai e Uruguai), também tem muita história européia envolvida.

eu te explico o porquê: por conta do bioma dos Pampas, essa região tinha um clima bem parecido com o que os europeus estavam acostumados em seus países de origem, então, os imigrantes preferiam se instalar por lá.

o conhecimento do preparo da terra também garantia uma certa vantagem na hora de produzir alimentos e personalizar seus pratos até que eles se tornassem tipicamente brasileiros.

para levar a comida para o sudeste, por exemplo, os tropeiros precisavam achar uma maneira de fazer com que a refeição durasse, e aí amigos, esse era o momento onde eles mandavam ver na criatividade.

e foi assim que surgiram essas culinárias que você vai conhecer aqui, meu mandrião!

Arroz carreteiro

carreteiro

é uma mistura de arroz com carne de charque que era preparado pelo carreteiro, aquele que transportava cargas em carroças puxadas por bois pelo Rio Grande do Sul.

 

Barreado

barreado

prato típico do Paraná, é um cozido de carne bovina, temperado com cominho e outras especiarias, acompanhado, claro, de arroz e banana.

Tainha escalada

tainha

é um prato famoso em Santa Catarina. Na receita, o peixe é aberto, salgado e colocado ao sol para secar – mais ou menos como se faz com o Bacalhau. Depois desse processo, é assado na brasa e servido com acompanhamentos.

quem for do sul, deixa ai nos comentários os nomes de outros pratos típicos que vocês amam comer em casa que o aiqfome quer saber!

te vejo na próxima região?! 💜

um abraço do tamanho do Brasil 🇧🇷


1 comentário

Os pratos típicos da região sudeste do Brasil - frigideira · 21 21-03:00 maio 21-03:00 2020 às 10:02

[…] de passar pela região sul, no cardápio do frigideira hoje tem bauru, feijoada, torta capixaba e tutu de […]

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: