Com presença garantida na culinária da Região Sul e Sudeste, o pinhão é a comida típica do inverno, que faz sucesso nas baixas temperaturas.
Rico em fibras, proteínas e minerais, suas propriedades são passadas da casca para a semente no momento do cozimento, reforçando suas características nutricionais.
Consumido com vinho ou quentão, é considerado um ingrediente de versatilidade, porque é preparado assado na panela de pressão ou incrementando receitinhas. Então, se a intenção é um inverno quentinho e saboroso, aqui vão algumas sugestões de pratos com essa gostosura!
Carne de panela com pinhão
- 500 g de carne em cubinhos (patinho);
- 100 g de bacon em cubinhos;
- 400 ml de caldo de carne;
- 150 ml de vinho tinto seco;
- 1 xícara (chá) de pinhão cozido e descascado;
- 3 dentes de alho triturados;
- 1 cebola picada;
- 1 cenoura picada;
- 3 tomates picados (sem semente);
- 2 folhas de louro;
- Sal, tomilho, salsinha e pimenta do reino a gosto;
- Óleo de milho para refogar.
Tempere a carne com o sal, o tomilho e a pimenta. Na panela de pressão, refogue a carne no óleo de milho. Reserve. Frite os cubinhos de bacon, adicionando a cebola picada e o alho triturado. Acrescente o tomate e a cenoura picados, assim como as folhinhas de louro.
Volte a carne para a panela, adicionando o vinho e o caldo de carne. Tampe e, assim que pegar a pressão, deixe por 20 minutinhos. Abra a panela e acrescente o pinhão, misturando em fogo médio por mais 10 minutos. Desligue e adicione a salsinha. Parece saboroso, né?!
Farofa de pinhão
- 1 kg de pinhão;
- 300 g de bacon;
- 300 g de farofa;
- 1 cebola picada;
- 2 dentes de alho triturados;
- Cheiro verde a gosto.
Cozinhe o pinhão na panela de pressão, descasque e triture no liquidificador. Corte o bacon em pedaços pequenos e frite, acrescentando a cebola e o alho triturado. Adicione o pinhão moído e deixe mais um pouquinho no fogo. Desligue e acrescente a farofa e o cheiro verde. Uma delícia!
Doce de pinhão
- ½ kg de pinhão cozido em água sem sal;
- 1 lata de leite condensado;
- ¼ de xícara de leite;
- 1 colher (sopa) de açúcar;
- Cravos a gosto.
Bata o pinhão cozido no liquidificador, até virar uma farinha grossa. Leve ao fogo baixo com o leite, o açúcar, os cravos e o leite condensado, mexendo sempre, por 25 minutos, até que a mistura desgrude do fundo da panela. Passe para uma tigela e espere esfriar. Prontinho!
Ainda que bastante apreciado como petisco, o pinhão também aparece incrementando opções de pratos principais, acompanhamentos e sobremesas. Nutritivo, adiciona sabores especiais às comidinhas pensadas para o frio. E aí, esquentou com nossa seleção de receitas com essa comida típica do inverno?
Você precisa fazer login para comentar.