Ora, ora, parece que temos um aiqholmes por aqui, prestes a solucionar uma dúvida altamente duvidosa que você nunca tinha pensado a respeito, não é?

Pois bem, nosso aiqdetetive foi atrás de descobrir o porquê dessa história confusa de que a caixa da pizza é quadrada, mas a pizza é redonda e a fatia é triangular. Pra tudo tem uma razão e é isso que a gente vai descobrir e te contar neste post.

Bora solucionar esse aiqmistério!
 

Porque a caixa de pizza é quadrada?

Os motivos são vários. Vamos lá: primeiro, é mais fácil produzir caixas de pizza quadradas, pois usa-se uma folha de papelão inteira, e não é preciso cortar em vários moldes e fazer dobraduras a mais, como quando a caixa é redonda ou octagonal. Sendo mais fácil também é mais barato!

As caixas quadradas também são mais fáceis para armazenar — pois encaixam-se muito bem — de transportar e de montar e desmontar, caso seja necessário.

Por último, defende-se que nas caixas quadradas, sobra um espaço nos quatro cantos, o que é ideal para que a pessoa encaixe a mão para pegar um pedaço e, também, a pizzaria pode usar esse espaço para mandar molhos e condimentos junto com a pizza, deixando-os nesse espaço vago nos cantos da caixa.
 

Por que a pizza é redonda?

Pra entender uma das razões da pizza ser redonda, precisamos voltar um pouco no tempo e falar do pão pita, que foi o precedente da pizza como conhecemos hoje e que, inclusive, sempre foi redondo.

Dessa forma, acredita-se que o formato faz parte das origens da pizza, como se fosse tradição ser servida nesse formato.

Porém, há também a razão mais prática. Se a pizza fosse triangular, por exemplo, não receberia calor uniformemente e, assim, não assaria por igual. Sendo assim, o formato redondo é o único que garante o equilíbrio do calor em toda a massa.
 

Por fim, por que a fatia de pizza é triangular?

Você já deve imaginar que essa é uma consequência, não é? Ou seja, cortar em fatias triangulares é a melhor forma de aproveitar a pizza, que é redonda.

Tente imaginar de que outra forma seria melhor cortar uma pizza redonda, para que fosse dividida em pedaços iguais, com a mesma quantidade de recheio e borda em cada fatia. Difícil, né?
 
 
Mais um aiqmistério gastronômico resolvido com sucesso! Responde aqui nos comentários: você prefere pizza com ou sem borda recheada?

Pizza nunca erra e pode ser o formato que for, a gente sempre vai querer que o dia acabe em pizza!
 

%d blogueiros gostam disto: