Você tá mexendo no seu celular e do nada TCHARAM: uma notificação do aiqfome, mais personalizada do que nunca! E a pergunta que fica sempre é: quem é o maluco que pensa em uma coisa dessas?

Os pushs (as famosas notificações no celular), estão mais presentes no seu dia-a-dia do que você imagina. Já parou para pensar em quantas notificações você recebe diariamente no seu celular? Às vezes uma mensagem do WhatsApp, às vezes é uma nova curtida na sua foto do Instagram, ou então um cupom do aplicativo de delivery mais bem avaliado da categoria — também conhecido como aiqfome.

A palavra “push”, vem do inglês e significa “empurrão”, mesmo que push seja mais parecido com a palavra puxar em português, as notificações push são aquele “empurrãozinho” que faltava para você retornar ao aplicativo. Essa é a melhor forma dos aplicativos se comunicarem com você.

Você quer saber como funciona o nosso processo criativo de push aqui no aiq? Leia até o final que hoje o Leonardo Rogeris, o homem que alimenta o Brasil com cupons do aiq, abriu o jogo de como funciona o processo criativo de push por aqui!

Leonardo Rogeris, responsável pelo processo de push do app


 

Pré-produção

Vamos começar do começo, todo início de mês nós pegamos o calendário e olhamos quais as datas comemorativas de cada dia e separamos as que fazem sentido pra gente. por exemplo: dia do hambúrguer e dia da pizza. Para essas datas comemorativas, logo no início do mês nós já pensamos em alguns textos que podem se encaixar em push e deixamos prontos para soltar na data certa.

Mas nem só de datas comemorativas vivem os pushs do aiq, a maior parte das nossas demandas são solicitações internas para enviar cupom ou promoções para determinados grupos. Por exemplo: campanha nas cidades x,y e z. Nesse caso, nós já temos um backlog de ideias que a galera de redação escreveu, então nós encaixamos o melhor push para cada situação.

“Mas aiq, como funcionam os pushs temáticos que vem junto com o hype de algum meme ou lançamento de uma música nova que já estourou?”

Diariamente nosso time de marketing acompanha de pertinho o que tá rolando no mundo por meio das redes sociais e quais as trends do momento. Temos um grupo no slack só para jogar ideias sobre esses assuntos, assim estamos sempre atualizados e já vamos pensando em quais frases podem encaixar em push.


 

Produção

Esse nosso processo já é bem automatizado e definido. Após escolher os textos que serão utilizados, programamos na nossa plataforma e agendamos para quais cidades vão sair determinados pushs, quais as restrições e qual o horário. Sim, nossos horários são definidos com bastante antecedência, não se engane, a gente não manda cupom pra você logo após seu pedido no app ser confirmado só por que a gente quer.
 

Pós-produção

Esse é o momento que a gente fica de olho e na expectativa para saber o que nossos fominhas acharam do push enviado. “Será que vão postar em alguma rede social? Será que vão marcar a gente falando que curtiram?” esses são os pensamentos que rondam nossas cabeças quando estamos agendando os cupons e que normalmente são confirmados logo após a gente soltar o push.

Uma curiosidade interessante, é que nem sempre o push é criado internamente, acontece com alguma frequência de alguns fominhas enviarem pra gente algumas ideias bem legais de texto para push e nós usamos, obviamente que com o consentimento deles.

Gostou de saber sobre o nosso processo criativo de push? Gostaria de dar alguma ideia de push pro nosso time ou então saber sobre alguma coisa mais específica? Deixe aqui nos comentários!

%d blogueiros gostam disto: