Profissional responsável pelo atendimento dos clientes em bares, lanchonetes e restaurantes, o garçom tem um papel muito importante no funcionamento da casa. Seja anotando os pedidos, servindo ou até mesmo retirando os restos da mesa, ele é nada mais, nada menos que o funcionário que garante que não falte nada aos clientes ou convidados, deixando-os satisfeitos com os produtos e serviços oferecidos pelo estabelecimento.
O que é necessário para ser um garçom?
Ser alfabetizado é fundamental, isso porque é preciso anotar os pedidos dos clientes. Também é interessante que se tenha agilidade, paciência, flexibilidade, raciocínio rápido, capacidade de observação e organização, disponibilidade de horários, assim como bastante simpatia e responsabilidade.
É preciso formação?
Não existe uma formação necessária, mas existem cursos de especialização que ajudam um bocado, capacitando o profissional para atender da melhor maneira os clientes e convidados. Esses cursos geralmente diferenciam o profissional, destacando-os dos demais no mercado de trabalho.
Quais suas principais atividades?
Atender os clientes; anotar os pedidos, passá-los ao cozinheiro, preparar a bebida ou passá-la ao bartender, servir o cliente e estar sempre pronto para quando for solicitado seu atendimento, fechar a conta, retirar os restos de comida e louças utilizadas, assim como limpar a mesa.
Com mercado de trabalho amplo e crescente, é essencial que o profissional seja pró-ativo e determinado, isso porque um bom atendimento requer não apenas atenção e simpatia, mas que o garçom se atualize constantemente com cursos e treinamentos, transmitindo assim a boa cultura do restaurante.
4 comentários
steph.gomides · 12 12-03:00 fevereiro 12-03:00 2010 às 14:25
Olá Clayton,
Você conhece o CBO (Classificação Brasileira de Ocupações)? Você pode acessar o site http://www.mtecbo.gov.br e digitar ‘garçom’ na pesquisa para encontrar a categoria 5134 que engloba garçons, barmen, copeiros e sommeliers. Clicando na categoria você encontrará a descrição, as características de trabalho e as áreas de atividade (que é o que mais vai lhe interessar). Clicando em ‘áreas de atividade’ e no + em cada categoria de atividades você verá em detalhes o que um garçom pode e/ou deve ser responsável (inclui atividades como: Limpar equipamentos em geral, Limpar balcão e bancada, Limpar bandejas e carrinho, Retirar restos de comida, Limpar mesa, Separar lixo, Limpar o chão, …).
Ah, e dê uma olhada em ‘competências pessoais’ também.
Bom, acredito que pelo jeito que perguntou não deve estar muito contente com o seu trabalho. Aconselho você a conversar com seus superiores. Uma boa conversa pode resolver tudo! Sei muito bem como o trabalho de garçom não é fácil (servir clientes, ouvir reclamações, correria pra lá e pra cá, etc), mas muitas empresas realmente não têm condições de contratar alguém específico para ficar na função de limpeza. Aqui no aiqfome.com todo mundo ajuda: um dia um lava louça, outro dia um varre, tira o lixo, e por aí vai.
Espero ter ajudado. E precisando estamos por aqui!
clayton · 11 11-03:00 fevereiro 11-03:00 2010 às 20:37
Gostaria de saber se um garçon, é obrigado há lavar o restaurante ápos o horaio de trabalho.
Se não for, oque fazer ou que atitude tomar ?
Desde já o meu muito obrigado e aguardo a resposta ancioso.
norberto munoz · 18 18-03:00 dezembro 18-03:00 2009 às 12:06
eu agradeço muito seu material é muito bom ,pois serve para conhecimento dos empresarios que eles confunden as funcõs do garçon
Daniel de Holleben Vargas · 8 08-03:00 novembro 08-03:00 2009 às 18:34
Muito bom material. Mostra muito bem o perfil profissional do garçom.
Poderia ter dicas de como servir bebidas, à francesa, à inglesa, à americana, à brasileira.
Os comentários estão fechados.