o aiqfome quer saber: você já desistiu de se candidatar à alguma vaga disponível nos classificados ou linkedIn por não entender muito bem o que o nome da profissão significava?

acredite, isso é mais comum do que a gente imagina. Existem histórias de pessoas que até ignoraram a contratação de uma equipe completa pra um casório por desconhecer a definição de atividades simples como maître (popular garçom), por exemplo. Imagina só a confusão!

pra descomplicar esse monte de palavra difícil que as pessoas insistem em usar, o aiqfome vai mandar a ver no significado de cada termo profissional pra você.

vamos nessa?

maître

o termo veio do francês e é a tradução de mestre dos garçons. A responsa dessa profissão está em agendar os clientes em festas ou restaurantes, coordenar quem vai servir qual mesa e lidar com reclamações que possam vir.

dependendo da ocasião, o maître pode ser responsável pelo jantar como um todo, sendo o contato direto do chefe de cozinha.

sommelier

pra mim é a pessoa que bebe sempre e não se embriaga nunca, mas a verdade é que o sommelier é o profissional que fica responsável pelas bebidas em bares, restaurantes ou comércios ligados ao segmento de drinks alcoólicos.

a história da profissão é bem legal, o sommelier era, no princípio, o carroceiro dos castelos. Ele que levava as pipas de vinho para os reis e nobres, logo, tinha que provar o seu conteúdo antes que ele fosse servido e pudesse envenenar a realeza.

agora, a questão tem muito mais a ver com a qualidade do produto do que com esse risco de envenenamento (ainda bem).

enólogo

esse é o nome dado a quem transforma uva em vinho. O profissional aqui é responsável por todas as fases de elaboração da bebida, desde a análise do solo, a escolha de castas, até a melhor forma de cultivar as uvas.

E ele ainda participa do processo de tratar o vinho e do engarrafamento, viu?! Sem contar que define o melhor momento da bebida ir para o mercado, levando sua safra em consideração.

bromatologia

esse é o ramo de profissionais que estudam a composição, deterioração, processamento, conservação, elaboração, qualidade e comercialização dos produtos que a gente consome. Resumindo: é a ciência que estuda os alimentos e são essas análises que nos protegem de ingerir comidinhas inadequadas.

esses profissionais executam tarefas em laboratórios da indústria alimentar ou em institutos relacionados com a nutrição.

e aí, você conhece mais alguma nomeclatura estranha relacionada as profissões que cuidam da nossa alimentação?

Deixa aqui nos comentários que a gente quer saber!

%d blogueiros gostam disto: