Sabia que muitos dos pratos com carne que a gente come rotineiramente podem ser facilmente adaptáveis pra se tornarem receitas vegetarianas, e nem por isso são menos sensacionais que as versões tradicionais?

Nesse post reunimos 6 receitas vegetarianas pra você testar em casa. Seja você um vegetariano procurando novas ideias ou alguém querendo experimentar coisa nova, cola aqui que vale a pena!

 

Coxinha de jaca

coxinha de jaca

Foto: Almanaque SOS

É o quê? Você não sabia que alguns preparos de jaca podem substituir receitas com carne? Parece peculiar, mas é algo bem comum. Uma receita conhecida que transforma um queridão de todos os brasileiros em uma receita vegetariana é a coxinha de jaca.

As receitas de coxinha de jaca não tem muita diferença nos ingredientes da massa da coxinha, mas o frango ou carne é substituído por jaca. “Mas a jaca não é doce?”, você pode pensar. Apesar de ser uma fruta, a jaca verde não tem açúcares naturais, e quando temperada, fica parecida com carne de frango!

Dá uma olhada nesse artigo do Almanaque SOS que traz uma receitinha bem fácil de seguir pra você fazer em casa.

 

Feijoada de tofu e cogumelos

feijoada vegana

Foto: Vegana Prática

Muita gente que às vezes tem vontade de ser vegetariana acaba desistindo da ideia quando pensa que não vai mais comer pratos que ama tipo uma feijoada. Famosa pela quantidade de coisas, a feijoada clássica vai com MUITA carne acompanhando o feijão e é difícil de imaginar uma receita que não tenha carne.

No entanto, dá pra você manter a tradição de família sim! A carne da feijoada é substituída por outros ingredientes em algumas receitas veganas e vegetarianas. Uma dessas opções é o tofu, que já manjado por ser um famoso substituto de carne, pois sua textura se assemelha bastante à carne dependendo do seu preparo.

A receita da Vegana Prática, por exemplo, tem tofu defumado, além de cogumelos que vão bem com muita coisa né?

 

Hambúrguer vegetariano

receitas vegetarianas

Foto: Grooveland Designs

Não é novidade pra ninguém que existam várias receitas de hambúrgueres vegetarianos. Afinal, não é nada justo restringir o prazer de dar uma mordida naquele lanchão que a gente gosta só pros amante de carne, não é mesmo?

Existem vários tipos de hambúrguer vegetariano justamente porque fazer algo similar a uma carne de hambúrguer, conceitualmente, não é difícil. Eles são feitos a partir de carne moída pra ficarem na consistência que a gente conhece, amassando ela e deixando no formato certo. A mesma coisa pode ser feita com diversos ingredientes para fazer “hambúrgueres” diferentes.

E a culinária do hambúrguer vegetariano é extensa: dá uma olhada nessas receitas com soja, grão de bico, lentilha e até de brocólis.

Ah, e não é muito difícil adaptar qualquer receita dessas pra ser tanto vegetariana quanto vegana: é só substituir os queijos e derivados e boa!

 

Strogonoff vegetariano

strogonoff vegano

Foto: Receitas que amo

Poucas coisas são mais brasileiras que um prato com strogonoff, arroz e batata palha não é mesmo? Mas sua dieta vegetariana não precisa excluir essa iguaria também não! Tem várias receitas que adaptam o strogonoff pra focar no que talvez é o seu ponto mais importante: o molho.

E talvez a receita mais conhecida seja o strogonoff de lentilhas (que você pode conferir uma receita aqui), mas também tem opções com grão de bico, palmito, tofu e outras coisas.

 

Macarrão à bolonhesa

espaguete a bolonhesa

Foto: Santo Legume

Um macarrão alho e óleo já uma receita vegetariana, mas é difícil superar o molho de um macarrão à bolonhesa, não é não? Pois tem como adaptar isso sim: tem como fazer um macarrão à bolonhesa com lentilhas no lugar da carne! Dá uma olhadinha nessa receita do Santo Legume.

Com essa daqui você consegue transformar um prato que provavelmente é um querido seu do dia a dia e levar pro lado vegetariano da força tranquilamente!

 

Frango frito de couve-flor

frango frito de couve flor

Foto: TudoGostoso

Sim, você leu isso daí certo: frango frito de couve-flor. Na falta de algo pra morder e fazer aquele croc clássico na sua dieta, a couve-flor é usada em várias receitas, Desde bife de couve-flor frita, couve frita com ovo até o frango frito de couve-flor, você ficaria surpreso com como a couve é eclética em suas receitas vegetarianas.

Dá uma olhada nesse artigo da Receiteria que tem vários jeitos de você usar a couve-flor frita nas suas receitas.

 

E aí, sabia de toda essa gama de opções que você tinha pra adaptar receitas clássicas em receitas vegetarianas? Fala pra gente se você fizer alguma como ficou!

 

 

 

 

Categorias: aiqreceitas

%d blogueiros gostam disto: