Você sabia que no dia 1º de Outubro é comemorado o dia do vegetarianismo? Pois é! Essa data foi criada lá em 1977, pela Sociedade Vegetariana Norte Americana e tem a intenção de promover o respeito pelas pessoinhas que decidiram tirar a carne da alimentação.
“Aaahhh, mas se vegetariano não come carne, o que é que come?” Muuuita coisa gostosa, meu caro gafanhote, e é isso que vamos te mostrar hoje!
A gente preparou um montão de receitinhas super fáceis e deliciosas para você fazer na sua casa, seja você um fominha vegetariano ou não. Então bora pras receitinhas!
Strogonoff de Cogumelos
Essa receitinha eu juro que se você fizer vai encher seu coração de alegria! Ela não foge muito da receita original que leva carne, aqui a gente substitui ela por cogumelos frescos, mas se você não tiver muita facilidade em encontrá-los, dá para substituir por legumes, grão de bico ou até mesmo proteína de soja.
Aqui você vai precisar de:
- 1 latinha de creme de leite sem o soro
- 3 colheres de sopa de extrato de tomate
- 2 colheres de sopa de ketchup (isso mesmo que você leu, ele dá um saborzinho especial
- para a receita, então TEM QUE USAR)
- 2 colheres de shoyo
- 1 colher de sopa de mostarda
- 1 colher de sobremesa de açúcar
- 1 cebola pequena
- 3 dentes de alho
- 2 tomates
- 300gr de cogumelos frescos (dá para substituir por champignon em conserva)
- sal a gosto
Primeiro você começa picando tudo em cubinhos: cebola, alho e tomate. Os cogumelos você pode picar em rodelas. Em uma panela com um fio de azeite você vai adicionar a cebola e logo em seguida o alho até tudo ficar bem fritinho, o tomate vem depois, e quando o tomate começar a se desmanchar é a hora de adicionar os cogumelos junto com 2 colheres de shoyo, deixe até que ele murche.
Agora entramos na parte dos molhos, primeiro você coloca o extrato de tomate e o ketchup, nessa hora é importante adicionar meio copo de água, para dar uma diluída no molho. Adicione o açúcar e o sal e deixe cozinhar por 5 minutinhos.
O creme de leite vem junto com a mostarda, nessa hora não pode deixar cozinhar muito, porque se não o creme de leite pode talhar, deixe no máximo 3 minutinhos até o molho engrossar um pouquinho. e tá prontíssimo seu strogonoff de cogumelos.
Essa receita é um sucesso tão grande que fizemos um vídeo explicando certinho como fazer ela! Clique aqui pra assistir ao vídeo.
Quibe de abóbora com homus de beterraba
Se você ama comidas bonitas essa receita é para você! É sério, essa receitinha é surreal, até porque você pode congelar ela por 6 meses, então dá pra fazer um tantão e, quando quiser comer de novo, é só colocar no forno ou microondas que rapidinho tá pronta pra você comer.
Para o quibe, você precisa de:
- 250 g de trigo para quibe
- 250 g de abóbora japonesa
- 1 cebola média picada
- salsa picada a gosto
- cebolinha picada a gosto
- hortelã picado a gosto
- sal a gosto
- pimenta a gosto
- uma pitada de canela
O passo a passo dessa receita é bem simples, você começa hidratando o trigo para quibe com água morna com sal (normalmente na embalagem fala quanto será necessário de água) por 30 minutinhos. Leve ao forno a abóbora picada em cubos pequenos com sal até que ela esteja bem mole e douradinha. Retire do forno e amasse com um garfo até obter a consistência de purê.
Depois que o trigo estiver hidratado, misture bem com o purê de abóbora. Adicione os temperos e a cebola, nessa hora você pode usar sua mão para amassar.
Unte uma forma com azeite, coloque a massa e leve para assar em forno médio (180° C), até que o quibe esteja com uma casquinha crocante sobre ele (isso vai levar uns 30 minutos), espere ele esfriar um pouco para servir, pois a massa tende a ficar mais firme ao esfriar.
Para fazer o homus, você precisa de:
- 1 ½ xícara (chá) de grão de bico cozido
- 2 beterrabas assadas
- 3 colheres de sopa de tahine (pasta de gergelim)
- 3 colheres de sopa de suco de limão
- 1 dente de alho
- azeite a gosto
- sal a gosto
Para essa receita o grão de bico precisa estar cozido e ainda quente. Leve o grão para cozinhar na panela de pressão (reserve ½ copo da água do cozimento). Coloque as beterrabas no forno envoltas por papel alumínio (será importante assar para não soltar água e a beterraba ficar molinha).
Depois de tudo cozido e assado, em um liquidificador ou processador adicione todos os ingredientes e processe até que fique em consistência pastosa, você pode adicionar o limão a gosto. A cor fica lindíssima, super pink igual a foto!
Parmegiana de Berinjela
Que a parmegiana é um prato italiano todo mundo sabe, mas você sabia que a receita original é feita com berinjela? Isso mesmo, essa receitinha leva berinjelas cortadas finamente, molho de tomate e generosas quantidades de queijo ralado para gratinar. Você não tem idéia do tanto que esse trem é bão!
Os ingredientes dessa receita são:
- 2 berinjelas
- 300g de queijo ralado
- 100g de parmesão ralado
- 300 ml de molho de tomate
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 pitada de açúcar
- pimenta do reino moída a gosto
- manjericão a gosto
Para o molho de tomate a receita é simples, dá para você usar a que está acostumado a fazer para aquela deliciosa macarronada de domingo.
Corte as berinjelas em fatias finas no sentido do comprimento e coloque sal e deixe descansar por 10 minutos, enquanto você prepara o molho de tomate. Depois desse tempo lave as berinjelas em água corrente para retirar o excesso de sal e esprema bem para retirar a água.
Em uma panela média frite em um fio de azeite a cebola e o alho já picados em cubinhos, e em seguida adicione o molho de tomate, uma pitada de sal e uma de açúcar (dica: para tirar a acidez cozinhe junto um pedaço de cenoura média), deixe cozinhar por 10 minutos em fogo baixo.
Em uma forma que vá ao forno forre o fundo com molho e vá distribuindo as berinjelas em camadas intercalando com o queijo ralado, como se fosse uma lasanha.
Faça no máximo duas camadas, cubra com molho e o queijo parmesão ralado e leve ao forno para assar e depois gratinar, isso vai levar aproximadamente 30 minutinhos. A dica de acompanhamento pode ser purê de batatas ou arroz branco, mas fica bom demais com os dois também!
Peixinho empanado
Você deve estar lendo o título da receita e pensando que a gente escreveu errado, mas é mais do que sério, é PEIXINHO empanado! Mas peixe não é carne? É sim, mas esse peixinho se chama “Peixinho-da-horta” e é uma PANC (plantas alimentícias não convencionais).
Ela leva esse nome por parecer um filé de peixe e também ter gosto de peixe. “O QUE?! Mas tem gosto de peixe?” Nós sabemos que é difícil de acreditar, mas tem gosto de peixe sim, pode acreditar!
Os ingredientes são:
- 1 maço de peixinho-da-horta
- 300 gramas fubá
- 100 gramas de fécula de batata
- 1 xícara de água
- sal e outros temperos a gosto
- óleo para fritar
O peixinho precisa ser empanado, se você é vegano segue essa receita, se não for pode adicionar no lugar da massa com fécula de batatas 2 ovos batidos.
Primeiro lave as folhas em água corrente e seque-as muito bem. Para a massa de empanar, misture a água com a fécula de batata até ter uma consistência de creme, passe as folhas nesse líquido e em seguida no fubá, é ele que cria essa crostinha da foto e deixa super crocante.
Depois de tudo empanado é só fritar e se deliciar! Um limãozinho espremido antes de comer vai muuuuito bem! Certeza que quando você experimentar não vai acreditar no tanto que é gostoso.
Viu só? Ser vegetariano é bom demais! Essas são só algumas das receitinhas vegetarianas que existem por aí. Se você quiser mais dicas de receitas sem carne pra variar no cardápio, deixa aqui nos comentários que nós trazemos outros posts.
Você precisa fazer login para comentar.