Como Santo Antônio ganhou fama de casamenteiro?

santo antonio

Eu pedi numa oração
Ao querido são João
Que me desse um matrimônio
São João disse que não!
São João disse que não!
Isto é lá com Santo Antônio 🤵👰 🎼

Como não amar esse mês arretado, diz pra mim, fominha?

Se você nunca participou de um casamento caipira com direito a briga no altar, dente preto e muita roupa remendada, você tá curtindo junho errado SIM. Essa é simplesmente a hora que Santo Antônio é libertado para olhar pra gente e dizer: opa, meu momento, nenhum encalhado sai.

Quem foi Santo Antônio?

Santo Antônio, ou Tonho, para os íntimos, nasceu em 15 de agosto de 1195 em Lisboa – Portugal e faleceu em Pádua, na Itália, no dia 13 de junho de 1231.

Segundo a lenda, ele foi parar nesse cargo de casamenteiro porque uma moça que estava zerada de dotes, por conta dos boletos, não conseguia arrumar marido para casar.

Então, ela se ajoelhou aos pés da imagem do santo e… Tonhão, danado que só, lhe entregou um bilhete, dizendo para a donzela procurar um comerciante e pedir pratas equivalentes ao peso do papel entregue.

Graças a esse empurrãozinho, a jovem pôde se casar de acordo com os costumes da época.

Lado B

Mas também existe uma outra história. Sites de fofoca contam que uma mulher muito bonitona adquiriu uma imagem de Santo Antônio, porque só com a sua beleza não estava dando pra garantir umas ficadas. A bichinha rezava, colhia flores e sempre oferecia ao santinho para que ele lhe trouxesse um marido.

Só que o tal do noivo nunca aparecia.

Um dia ela ficou full pistola e atirou o Santo Antônio pela janela, acertando um boy na rua. Bom, o resto vocês já devem imaginar.

Parece que foi assim que o legado de Antônio ajudador oficial das solteiras começou. Lembrando que, na época, “ficar para a titia” era péssimo para a reputação das mulheres.

Depois desses episódios, mocinhas adultas com pretensão de se casar começaram a fazer orações para a imagem do santo casamenteiro com simpatias pra lá de engraçadas.

Simpatias

Confira abaixo o que você pode fazer para chamar a atenção do santo se a bad do dia 12 bater:

Dá um gelo nele

Segure a imagem firmemente e fale para o santo que durante o tempo em que ele estiver “sem tempo, irmão” e te deixar sem mozão, ficará preso na geladeira.

Caso passe algum tempo e nada tenha se resolvido, coloque ele no congelador e “lérigôu”, vamos ver se ele não vai agilizar o processo.

Batize o santo na pinga

Coloque Tonho de ponta cabeça dentro de um copo cheio de cachaça. E já vá logo avisando que ele só sai de lá com você prontx pro altar.

Faça a Nazaré Tedesco

Tire o menino Jesus do colo do Santo Antônio, vire a imagem para a parede e corra. Mentira, não corre não, prometa para ele que devolverá aquilo que lhe foi tirado quando você conseguir uns beijão no cangote.

Agora uma observação. Gente, essas simpatias não dão ruim, não? Coitadinho do santo Toninho! Aiqmaldade.

Olha fominha, se der ruim, pelo menos estaremos aqui para te oferecer comidinha, tá bom? Ou você pode fazer a sua própria festa junina. Prepara o cenário que as receitas a gente já tem!!!

curte e compartilha aê