Pensando em adotar uma alimentação vegana, ou até mesmo diminuir o consumo de derivados de animais e adicionar mais ranguinhos veganos no seu dia a dia?

Seja pela saúde, pelos animais ou pelo planeta, uma alimentação vegana só traz benefícios e felicidade para os seus adeptos.

E por mais que a sua intenção não seja virar vegano, o simples gesto de diminuir o consumo de produtos de origem animal já fará uma grande diferença, pode acreditar!

Tá interessado? Então confira as nossas dicas que podem te ajudar a ter mais ranguinhos veganos no seu prato.
 

Mas antes vamos falar sobre alimentação vegana, belê?

Antes de tudo, deixe o preconceito de lado, porque comida vegana é boa, tem MUITA opção, dá pra ser saudável sim e não é uma dieta!

É importante dizer também, que o estilo de vida vegano não se resume apenas à alimentação, mas neste post vamos falar somente sobre essa parte, combinado?

De forma resumida, alimentação vegana diz respeito a alimentação exclusiva de produtos que NÃO são de origem animal e que NÃO são testados em animais. Então, os veganos não evitam somente a carne, mas também ovos, leites, queijos, mel e outros produtos do tipo.

“Mas então vegano não come bolo, pizza, macarrão e outras coisas deliciosas?” Calma, xuxu! Vegano come tudo isso e muito mais! E a gente vai provar isso trazendo receitas em um outro post que vai sair daqui uns dias aqui no blog, fica ligadinho!

Ah! E cuidado para não confundir alimentação vegana com vegetariana pois, no segundo caso, os ovos e o leite podem ser consumidos. A gente já ensinou algumas receitas vegetarianas aqui no blog, pra conferir é só clicar no link: receitinhas vegetarianas que você precisa fazer.

Agora sim, bora pras dicas!
 

Olhe para o seu consumo de produtos não veganos

Comece olhando os armários da cozinha, a geladeira e o freezer para ver tudo o que você tem em casa que não é vegano.

Se o seu foco é diminuir o consumo desses produtos, essa é uma boa hora de parar e pensar em quais desses alimentos são realmente importantes pra você, quais você gosta muito e quais podem ser facilmente substituídos por uma versão vegetal ou, até mesmo, eliminados da sua alimentação.

Você pode perceber, por exemplo, como é fácil substituir o leite convencional de vaca por um leite feito a base de soja, coco ou outro vegetal.

Faça esse processo com calma e não saia tirando tudo o que ver pela frente. É importante que você tenha alimentos que ama comer, mesmo que não sejam veganos. Lembre-se que você não precisa jogar tudo fora, até porque desperdiçar alimento não é nada legal!

Depois disso, anote quais você escolheu parar de consumir para não comprar nas próximas idas ao mercado.
 

Mais importante do que tirar, é adicionar!

A gente sabe que nesse processo pode dar vontade de excluir de cara todos os alimentos de origem animal. Porém, mais interessante do que isso, é que você foque em adicionar alimentos veganos que ainda não fazem parte da sua vida.

Dessa forma, você vai ver como a alimentação vegana não se trata de proibir alimentos, mas sim de adicionar novas cores e sabores ao seu prato!

Use e abuse dos vegetais para criar ranguinhos que você nunca imaginou. Que tal fazer um preparo com cogumelos, tofu, ou até mesmo botar pra jogo o brócolis que tá esquecido na geladeira? Seja criativo e divirta-se ao criar receitinhas veganas!
 

Conhecimento é poder!

A internet pode ser útil tanto para procurar novas receitas veganas, quanto para trocar ideias com pessoas que também curtem ranguinhos sem crueldade animal e tem experiências para compartilhar com você.

Procure por canais, blogs, grupos e páginas nas redes sociais que falam sobre o assunto, assim você vai consumir conteúdos de forma espontânea, no seu dia a dia.
 

Seja paciente com você mesmo

É sobre isso e tá tudo bem! Como em qualquer outra mudança que a gente fizer na vida, pode ser que nem tudo aconteça como o planejado! Lembre-se disso quando você sentir aquela vontade louca de comer alguma coisa que não é vegana.

Não se compare com ninguém, entenda seu tempo e tente fazer essa adaptação do melhor jeito pro seu corpo e pra sua mente! No seu ritmo você vai chegar no objetivo que quer, tá bom, xuxu?
 

Continue usando sua paciência para ser paciente com os outros

“Mas nem peixe?”, “vai comer o quê então?”, “vai ficar doente desse jeito!”. Tenha calma, conte até 3 e respire, porque muito provavelmente você vai escutar bastante essas perguntas.

Tenha paciência, lembre-se que nem todo mundo tem conhecimento e compreende o que é a alimentação vegana. Continue determinado e fazendo o que é importante pra você, não importa quantas piadas sem graça e perguntas sobre isso você escute.
 

Vai pedir delivery? Procure opções veganas!

Talvez você nunca tenha percebido, mas no delivery também tem várias opções de ranguinhos veganos que você pode pedir pra começar a experimentar coisinhas diferentes por aí!

Você pode escolher os clássicos, como batata frita, uma marmitinha com feijão e arroz, macarrãozinho com molho de tomate ou alho e óleo, mas não se limite não, viu! Tem muita opção de burger, pizza, massa e até sobremesa, tudo veganinho.

Comece procurando se os restaurantes da sua cidade possuem pratos veganos cadastrados lá no app do aiqfome!

Quer uma dica? No app existe o filtro “veggie”, que vai te mostrar só os restaurantes da sua cidade que possuem ranguinhos correspondentes. Bom demais, né?
 
 
É isso, xuxu! Se você gostou desse conteúdo maravilhoso, deixe um comentário aqui embaixo. Também comenta se você quer que a gente traga um post só com receitinhas veganas que você pode fazer, belê?

Não esqueça de compartilhar com os amigos também, viu! E agora que tal ir comer um ranguinho vegano no capricho?
 

Categorias: aiqdicas

%d blogueiros gostam disto: