Se você alguma vez já experimentou um hambúrguer da Old is Cool Maringá, tenho certeza que ficou encantado com o sabor e com a qualidade! Mas se, infelizmente, você ainda não teve essa oportunidade, deixa a gente apresentar o restaurante que é a estrela do nosso aiqsucesso de hoje.
A hamburgueria Old is Cool nasceu em 2019, em Maringá, pelas mãos do Daniel Kunioshi e do Maicon Pepinelli e, desde então, é conhecida por ter excelentes opções de hambúrgueres, ser rápida na entrega por delivery e ter alcançado o terceiro lugar no Maringá Food Festival com o burger Super Duper que, aliás, é incrivelmente delicioso!
Agora sim, vamos conhecer um pouco sobre a história da Old is Cool Maringá, conferindo a entrevista que rolou com o co-founder, Maicon Pepinelli.
Quais foram os principais motivos de “dor de cabeça” do início da Old is Cool Maringá?
Maicon Pepinelli: Tentar entregar o melhor produto com a melhor qualidade possível é algo que nos deixa bastante preocupados. Pode parecer clichê essa resposta, mas no nosso caso é verdadeiramente isso. É a preocupação com a satisfação do cliente, saber se ele vai receber um produto do jeito que a gente gosta de entregar, se está na temperatura ideal, se vai chegar no tempo estimado, se vai corresponder a expectativa. Todas essas questões importam muito, tanto que quando a gente recebe uma nota mais baixa a gente fica bastante preocupado até hoje.
Em algum momento vocês perceberam que precisavam mudar alguma coisa? Qual?
Maicon Pepinelli: Bom, nós iniciamos as atividades em abril de 2019 e menos de um ano depois aconteceu a pandemia. Por mais que a gente já tivesse uma presença legal no delivery, a gente tinha a intenção de fazer movimentar o salão também, trazer os clientes para a loja. Com a pandemia, a gente inverteu isso e focou ainda mais no delivery. Hoje eu acho que foi uma boa decisão, porque já faz mais de 1 ano que quase não temos atendimento do público no salão.
Qual “remédio” vocês usaram para implementar essa mudança?
Maicon Pepinelli: Foi realmente focar no delivery, fazer divulgação disso, tentar melhorar ao máximo a qualidade e a velocidade das nossas entregas e das embalagens. Acho que esse foi o remédio que a gente usou para combater essa questão bastante diferente que a gente está vivendo nesse momento.
Quais foram as dificuldades encontradas durante a implementação das soluções?
Maicon Pepinelli: Bom, as coisas praticamente dobraram de preço, e a gente não consegue repassar todo esse custo, então isso também foi um ponto que gerou bastante preocupação.
Além disso, tem a questão da rotatividade dos colaboradores que acaba interferindo. Quando entra uma pessoa nova no time, sempre tem um período no início que o desempenho é um pouco inferior, até ela entrar na maneira que nós gostamos de trabalhar, até ser treinada e tudo mais.
O que você acha que deu muito certo na Old is Cool Maringá?
Maicon Pepinelli: Eu acho que é realmente a nossa preocupação com a satisfação do cliente, isso a gente sempre colocou como nossa prioridade! Tanto que, às vezes, quando tem algum tipo de problema, a gente prefere ter prejuízo do que deixar uma imagem ruim pro cliente, sabe? Outra coisa é nossa prioridade de entregar no menor prazo possível, fazer com que o lanche e as batatas cheguem da melhor maneira possível.
Também temos algumas características únicas nos nossos lanches. Por exemplo, colocamos bastante salada nos lanches, isso tem uma pegada mais saudável. Nossa carne também tem um tamanho que a gente considera ideal, não é exagerado, sabe? Também fazemos a maionese todos os dias! Enfim, é uma série de características que contribuem para a satisfação do cliente.
Então eu acredito que se perguntarem pros nossos clientes o que eles mais gostam na Old is Cool, além do lanche, vai ser o atendimento, a velocidade que a gente entrega os pedidos, o quão quentinho chega o lanche, quão sequinhas chegam as batatas.
Como a pandemia interferiu nas vendas da Old is Cool Maringá?
Maicon Pepinelli: Logo que veio a pandemia, a gente aumentou as vendas. Eu não sei dizer exatamente a % mas, talvez algo em torno de 30 ou 40% de aumento.
Eu acredito que, além da nossa preocupação em entregar os lanches da melhor maneira, nos fortaleceu muito também a questão do boca a boca. Hoje em dia, com as redes sociais, as empresas estão bastante focadas em apenas divulgar o seu produto, mas, esquecem que o boca a boca tem uma participação muito grande. Então quando a pessoa come o lanche e depois elogia para o amigo, uma indicação dessa vale muito mais que qualquer outra divulgação.
Na sua opinião, essas práticas de melhoria foram facilmente replicadas?
Maicon Pepinelli: Eu acho que elas são simples, mas fácil eu não consideraria porque dão bastante trabalho. Não é fácil manter uma qualidade alta, se preocupar sempre com a nota dos clientes nos aplicativos, e tudo mais.
Recentemente, a gente teve notas um pouco mais baixas devido a algumas questões internas e também externas, por exemplo, quando chove em um dia de muito movimentado é mais propenso a atrasar os pedidos e a gente acaba recebendo notas baixas.
Porém, sempre tentamos manter uma nota bastante alta. Eu acho, inclusive, que no aiqfome a gente nunca ficou abaixo de 4.9. Mas eu não diria que é fácil, só é preciso fazer o que tem que ser feito com bastante empatia, porque se você não conseguir se colocar no lugar do cliente e imaginar como você ia se sentir recebendo um lanche gelado, por exemplo, você vai ter muita dificuldade de fazer dar certo.
Mas é claro que tendo bastante dedicação, esforço e focando no propósito certo, com certeza dá para atingir esse objetivo.
Deixe um conselho que você gostaria de ter recebido quando estava começando!
Maicon Pepinelli: Com relação ao conselho, é saber enfrentar os problemas que vão acontecer, porque vão ocorrer independente de qualquer coisa! Você pode tentar chegar naquilo que você considera a perfeição, mas vão ter problemas, e o segredo está em saber enfrentar isso.
No começo foi algo que, pra gente, foi um pouco complicado. Quando tinha algum problema a gente saía um pouco do eixo, ou ficava muito consternado. Ao invés de focar numa solução, às vezes, ficava martelando muito o problema. Então se eu pudesse dar um conselho para quem está iniciando, seria pra fortalecer sua inteligência emocional, saber lidar com as situações que vão acontecer, sejam elas situações pequenas como um atraso no pedido, ou seja uma pandemia mundial, né?
E aí, gostou de conhecer a história da hamburgueria Old is Cool de Maringá? Se você já pediu lá, conta pra nós qual seu burger favorito!
Nosso agradecimento ao restaurante, por topar contar esse aiqsucesso e pela aiqparceria de sempre!
Você precisa fazer login para comentar.