Dia mundial do rock

13 de julho de 1985, o dia que mudou a história do rock pra sempre

 (Photo by Dave Hogan/Getty Images)

A tarde só estava começando no Wembley Stadium, em Londres. Aproximadamente 82.000 pessoas se exprimiam em meio a multidão inglesa. Na Filadélfia, 99.000 apaixonados por música lotavam o John F. Kennedy Stadium.

Ali, cada mão que se levantava representava uma doação para as vítimas da fome na Etiópia. 1,5 bilhão de espectadores assistiam, de casa, a maior transmissão em larga escala via satélite e televisão de todos os tempos.

Foram 16 horas de concerto. O palco se curvava para fazer referência à artistas como Elton John, Phil Collins, Madonna, Mick Jagger, U2, David Bowie e, claro, o Queen.

Freddie Mercury levou a plateia ao delírio ao surgir entre as cortinas ao som de Bohemian Rapsody, o que fez muita gente se perguntar se realmente aquilo tudo era real ou apenas fantasia.

A rádio ficou gaga, mas a galera batia palma em unidade a cada verso. Ficamos tão sacudidos que a apresentação da banda acabou sendo considerada como o melhor show de todos os tempos.

No YouTube você consegue sentir um pouquinho de toda essa energia que nunca mais se dissipou.  

Mas o dia do Rock não foi estabelecido diretamente por Freddie, na verdade, quem declarou a data em alto e bom som naquele dia foi Phil Collins, da banda Genesis. E já que ele falou, tá falado, né?

Photo by Georges De Keerle, Getty Images

O cenário musical do rock brasileiro

Desde aquela época, as rádios brasileiras levaram muito a sério as palavras do Phil. De acordo com Kid Vinil em entrevista à revista Superinteressante, como o Brasil não é o país do rock, precisávamos de uma data forte para celebrar os sons da guitarra, que traduzem melhor que ninguém a identidade do rock’n’roll.

A década de 80 ficou marcada em nosso país como a era de ouro do rock nacional. É que o fenômeno musical dava sentido como ninguém ao período em que atravessávamos.

1985 acarretou no fim do regime militar que assombrava os artistas daquela época e nas eleições diretas que elegeram Tancredo Neves à presidência, que morreu antes mesmo de assumir o cargo político mais importante do BR.

Rebeldia, liberdade de expressão e patriotismo faziam escola e criavam melodias tocantes e inesquecíveis para a Geração 80.

Reprodução Pinterest

O Ultraje a Rigor invadiu nossas praias, os Titãs afirmaram que não precisavam de polícia, os Paralamas viviam da arte de viver da fé, Legião Urbana questionou o tipo de país que vivíamos, Cazuza declarava que o seu partido era um coração partido e Nenhum de nós fomos mais os mesmos depois disso.

Burger, burger will rock you 🤟

Os astros do rock inspiraram não só uma série de fãs como também transformaram lanches clássicos em experiências completas de blends com consistências melódicas e sabores que atingem qualquer nirvana.

Muitas hamburguerias afinaram o grill e criaram carnes artesanais de se mastigar cantando. Essa sinestesia que veio da cultura de rua combina perfeitamente com uma boa e velha cerveja extrema.

A galera dos motoclubes fez do ambiente gastronômico seu principal ponto de encontro, os pubs reuniram uma legião de apaixonados pelo gênero para cantar em uníssono, mas muita gente ainda prefere ficar em casa e ouvir aquele disco antigo de vinil ou assistir um show memorável em alguma plataforma de digital.

Se a última opção é mais sua cara, não se preocupe, os hambúrgueres do aiqfome estão sempre em turnê na sua cidade. Peça o seu preferido e espere a gente na garagem.

Para comemorar o dia do Rock, preparamos uma playlist especial pra você!

CategoriasSem categoria

Troca uma ideia com a gente!