Se você ama filmes de viagem espacial e até sonhou em ser um astronauta quando criança (quem nunca?), já deve ter se perguntado “o que eles comem no espaço?”.

A gente entende o questionamento porque, antes de entrar naquele foguete e desbravar um lugar desconhecido, é bom saber com quais rangos você vai se deparar, né verdade?

A gente já sabe o que pedir no delivery à noite (já que na lua não pega muito sol, rs), mas como o aiqfome AINDA não entrega nem na lua e nem em outro planeta, é melhor se preparar e, quem sabe, colocar uns biscoitos na mala pra não correr o risco de ficar com o buchinho vazio.

Que a gente é curioso já tá mais que óbvio! Além de desvendar o mistério sobre o que os famosos comem na premiação do Oscar e como é a alimentação de um atleta olímpico, chegou a vez da gente descobrir como é a comida de astronauta!

Então bora vestir sua roupitcha de Buzz Lightyear e aproveitar que você tá na Terra para pedir um snack antes de embarcar neste post com a gente!


 

É como ir acampar! quer dizer, mais ou menos…

Será que chegou a hora de realizarmos dois sonhos de infância: ir no Camp Rock e pro espaço ao mesmo tempo? (só fãs da Disney online!)

Éééé, não! Mas você sabia que a própria NASA comparou a preparação de ir para o espaço com a de acampar? Apesar disso ajudar a gente a ter uma ideia de como é, obviamente não é tão simples quanto sair no fim de semana pra acampar com os amigos.

Contudo, algumas coisas são semelhantes: quando você vai acampar, precisa se preocupar em ter comida suficiente — para facilitar, dá pra pedir tudo no aiqfome, hein! — assim como, equipamentos, utensílios e formas de armazenamento adequadas. Também é preciso pensar no descarte correto das embalagens e restos de alimentos.

Os astronautas também precisam pensar nessas questões, mas as coisas mudam um pouco quando você vai fazer as refeições em um lugar com gravidade zero.

Independente do lugar onde a refeição é feita, todo o alimento que a gente consome vira energia no nosso corpo, e pra saber como isso acontece, é só ler aqui!
 

No espaço não tem tubos de comidas em pasta

Fonte da imagem: NASA

Se você cresceu nos anos 2000, deve ter assistido a um episódio do Pica-Pau em que ele vai parar dentro de uma nave espacial e encontra os tubos de comidas dos astronautas.

Antigamente, as comidas de astronauta de fato eram pastosas e levadas nesses tubos esquisitos, mas a evolução veio e os pratos de hoje se parecem muito com os que temos aqui na Terra.

Porém, antes de tudo isso, ninguém sabia como uma refeição poderia ser feita no espaço (assim como existiu uma época em que ninguém sabia que o milho se transformava em pipoca), mas uma coisa era certa: os alimentos não poderiam virar migalhas, pois sem gravidade, os pedaços poderiam flutuar pela nave e acabar obstruindo as saídas de ar, contaminando equipamentos ou até ficando presos nos olhos de um astronauta — imagina o problemão!

Então, com o projeto Gemini, em 1965, novos métodos foram aplicados durante a viagem e as embalagens em tubo que, além de serem um pouco desagradáveis para consumo, pesavam mais do que os próprios alimentos, foram substituídas. Afinal, como você já sabe, em viagens espaciais, quanto menos peso, melhor!

Nesse período, foram desenvolvidas novas formas de garantir a reidratação dos alimentos e, além disso, um revestimento à base de gelatina foi criado para evitar a liberação de migalhas.

Após essas mudanças, os astronautas puderam comer frango, vegetais, camarão, pudins e outros tipos de alimentos bem mais apetitosos – claro que não são tão gostosos como os que pedimos no aiqfome.
 

A alimentação no espaço hoje

Hoje em dia, comer no espaço é cada vez mais parecido com o que a gente está acostumado. Durante as viagens espaciais, os astronautas também realizam três refeições ao dia e possuem acompanhamento nutricional para garantir o consumo de calorias necessárias.

Os alimentos levados ao espaço passam por um processo de radiação, responsável por destruir micro-organismos que possam gerar algum tipo de contaminação.

Vegetais e frutas que podem ser armazenadas sem refrigeração são consumidos normalmente pelos astronautas. Mas outros alimentos que não são in natura também são muito apetitosos. Há também bebidas disponíveis para a tripulação, de forma desidratada.

Eles também costumam consumir muitas castanhas, barras de cereais e biscoitos. A diferença é que idealmente as porções são feitas para serem comidas por inteiro, sem precisar morder, para evitar sujeira e migalhas flutuando no ambiente.

Hoje, as aeronaves são equipadas com dispositivos para aquecer os alimentos e “despejar” água quente para preparar os que são necessários. Então se der vontade de comer algo quentinho no espaço, é possível também!

Bateu uma curiosidade aqui: será que existe comida azul no espaço? Ciência, bora descobrir isso aí pra gente, já que aqui no nosso planeta não existe comida naturalmente azul. Bom, perguntas ainda sem resposta!

Agora, se você já estava achando que a comida de astronauta ia ser sem sal e você ia ter que dar adeus à pimenta, calma! Sal e pimenta estão disponíveis em formatos líquido e pastoso e há também condimentos especiais, como catchup e mostarda (ó lá, ingredientes para fazer um estrogonofe têm).

Viu só? Astronauta nenhum passa perrengue no espaço! E você também não precisa passar perrengue na Terra, é só pedir um rango no aiqfome.
 

Qual é o sabor da comida?

Sorvete da NASA. Fonte da imagem: Tecmundo

Comida de astronauta tem gosto de comida de hospital? Alguns cientistas dizem que, de fato, o gosto dos alimentos no espaço é diferente.

Mas isso não é porque os alimentos são preparados com pouco tempero ou qualquer outra coisa do tipo, é simplesmente uma questão do próprio corpo humano. Em resumo, no espaço, os astronautas perdem o olfato.

Segundo a chefe de alimentos da NASA, Michele Perchonok, como a gravidade tende a arrastar os fluidos do corpo em direção aos pés, na ausência da força gravitacional eles vão para todos os lugares do corpo, inclusive para a cabeça. E quando o ser humano retém líquidos em sua cabeça, é como se estivesse com resfriado.

Falando em funcionamento do corpo humano, vem cá descobrir por que a gente sente sono depois de comer!

Agora você já sabe que tipo de ranguinho tem no espaço e pode decidir se quer embarcar em uma viagem espacial ou não.

Mas enquanto você não vai, não precisa se preocupar em passar vontade de comer sua comida preferida, porque aqui na Terra a nave roxa do aiqfome garante os melhores ranguinhos da sua cidade!
 
 

Daora o post, né? Mas você tá ligadinho que somos o 2° maior app de delivery do Brasil?

Se você ainda não nos conhece: prazer, somos o aiqfome, 2º maior app de delivery do Brasil e o mais roxin do planeta. Temos delivery de tudo! Você pode pedir gás e água, cerveja, farmácia, comidinha pro seu pet, produtos de tabacaria e, obviamente, muuuuito ranguinho delicioso!

Que tal aproveitar que agora somos friends e fazer o seu primeiro pedido no aiqfome? Tem cupom de desconto pra você, hein!


 

%d blogueiros gostam disto: