Você passa o dia inteeeiro mentalizando “hoje eu vou dormir cedo” e, quando percebe, seu cérebro chega com os dois pés na porta e traz o questionamento “por que não existe comida naturalmente azul?”.

Seus tico e teco ficam na maior loucura, parecendo aquele episódio de incêndio de The Office (se você não sabe o que tô falando, essa é uma ótima série pra assistir enquanto come, e tem várias outras opções aqui).

Você tenta de tudo, conta carneirinho e NADA! Você precisa descobrir e é mais forte que você! Realmente não existe comida naturalmente azul? Seria a natureza azulfóbica?

Relaaaaaxa, acalma esses pensamentos porque aqui tem informação e hoje você vai ter um soninho tranquilo sabendo da resposta! (falando em sono, sabe aquele sono que você sente depois de comer? a gente explicou porque isso acontece, corre lá para ler antes de perder mais uma noite de sono pensando nisso).
 

Existe comida azul?

Desculpa te desapontar, talvez doa tal qual um curativo arrancado no susto, mas não posso mais esconder isso de você, preciso ir direto ao ponto e dizer que não existe comida azul, infelizmente!

E não, aquele sorvete sabor tutti-frutti da sorveteria do seu bairro não é naturalmente azul, ele tem corante (mas é delicioso, eu sei!).

“Mas e a blueberry?”. Na verdade, essa fruta também conhecida como mirtilo, não é blue, é roxa (olha, eu tenho pra mim que apelidaram ela de blue porque purpleberry ia ficar esquisito, né?).
 

Por que não existe?

A primeira resposta para essa pergunta é que as plantas possuem corantes naturais que, além de trazerem cor, têm o papel de protegê-las, e essas substâncias são bem sensíveis à luz, oxigênio e acidez.

Assim, pigmentos como verde e vermelho são mais fortes e conseguem resistir a esses fatores externos, diferentemente do azul, que é danificado rapidamente.

Outra questão é o comportamento histórico dos seres humanos. A gente associa cor ao sabor, por exemplo: quando a gente pensa em cores mais quentes, como laranja e vermelho, nosso cérebro remete a alimentos mais doces e, quando pensamos em verde, lembramos de comidas ácidas e azedas.

Já o póbi do azul leva a gente a pensar em mofo ou algo estragado. Então, muito provavelmente ao longo dos anos, os rangos da cor azul foram sabotados e acabaram sendo extintos.

É triste, mas a gente tem que aceitar! Não existe comida azul, só que tem algo melhor: COMIDA ROXA, vem descobrir as 7 melhores aqui!

E esse foi mais um aiqmistério resolvido pelo Sherlock Holmes da nossa redação!
 
 
Gostou de saber? Que tal chegar na próxima roda de conversa com seus amigos e jogar essa de “existe comida azul?”. Eles vão fritar a cabeça pensando em algum exemplo e você vai vir todo cheio de aiqciência mostrando a sua inteligência (ó lá, até rimou!).

E se você terminou de ler este post querendo muuuuito um ranguinho artificialmente colorido de azul, é só pedir no aiqfome, lá tem de tudo, eu sei que você vai achar da cor que quiser.
 

%d blogueiros gostam disto: