Se tem um prato que parece que todo mundo AMA é o estrogonofe. Famosão por ser fácil de fazer e render um baita almoço — deixando todo mundo satisfeito —, o estrogonofe é um ícone da culinária brasileira.

Mas apesar de ser um clássico da nossa cozinha, ele não surgiu aqui.

E antes de chegar em terras tupiniquins, ele se envolveu em vários mistérios, viajou o mundo todo e se reinventou inúmeras vezes.

Quer saber tim-tim por tim-tim a origem do estrogonofe? Bora lá que o aiqfome resumiu tudinho pra você.
 

O mito da origem do estrogonofe

A gente já deu um spoilerzinho no título: o estrogonofe é um prato de origem russa. Mas o que você não sabe AINDA, é que existe uma história de origem do estrogonofe que é até bem conhecida e difundida — só que ela não é real.

A lenda mais famosa da origem do estrogonofe é que o chef francês Charles Briere teria criado o prato em 1891 pra uma competição culinária em São Petersburgo.

Ele teria ganho a competição e nomeado o prato em homenagem ao seu patrão, Conde Pavel Alexandrovich Stroganov. Inclusive, os boatos são de que a receita foi feita com uma carne mais fina e macia porque o Conde já era velho e seria mais fácil dele mastigar.

Perfeitamente plausível, não é? Mas em 1891 o Conde Stroganov já havia morrido.

Ainda que o restante da história seja verdade, não se sabe ao certo o porquê do nome do prato.

É possível que Briere tenha realmente trabalhado para os descendentes do Conde Stroganov, ou que apenas quis homenagear o nome da família, uma poderosa e respeitada família nobre da época.

Existe também outra teoria de que o nome venha da palavra “strogat”, que significa “cortar” em russo. Mas a ideia de que o estrogonofe foi batizado por conta da família prevalece.

No entanto, há uma controvérsia na origem do estrogonofe. Alguns anos antes, em 1971, um clássico livro de receitas russo chamado “Um Presente para Jovens Donas de Casa” já possuía uma receita com o nome de stroganov, embora fosse um pouco diferente da criada pelo chef francês.
 

A receita original

Apesar da dúvida sobre a origem do prato, a versão mais famosa — e que viria a conquistar o mundo — é a de Charles Briere.

Considerada original por grande parte da Rússia, a receita é feita com carne em tirinhas douradas e flambadas, com mostarda e um sour cream próprio da Rússia, o smetana. O acompanhamento clássico é purê de batata e um mix de saladas.

Mas você sabia que dá pra fazer estrogonofe sem carne? A versão vegetariana feita com cogumelos é uma delícia e agrada todo mundo. Vem cá ver no vídeo.
 

Popularização pelo mundo

O estrogonofe começou a aparecer em outros lugares após a revolução de 1917, onde várias famílias nobres russas se mudaram para países como China, Estados Unidos, Brasil e França.

Inclusive, foi na França que começaram a surgir receitas com cogumelo e champignon, que ainda são bem comuns.

Mas a popularização global mesmo só rolou depois do final da 2ª Guerra Mundial, que contou com um êxodo de russos ainda maior que a revolução de 17.

Os emigrantes russos, mesmo inseridos em novas culturas, não deixaram suas raízes de lado, e abriram muitos restaurantes de comida típica russa destinados a sua comunidade.

No entanto, com o passar do tempo, os nativos também foram conhecendo os pratos e, consequentemente, incorporando o estrogonofe à sua cultura.

Os Estados Unidos, por exemplo, deram sua clássica “americanizada” no prato: adicionaram ketchup/molho de tomate na receita e trocaram o purê de batata por batata frita como acompanhamento principal.

Seja como for a receita, você sabia que dá pra pedir mercado e comprar tudinho pro seu estrogonofe no aiqfome? Bora descobrir o que dá pra pedir no delivery.
 

E como o estrogonofe chegou no Brasil?

Por aqui, o estrogonofe virou sensação lá pela década de 60, onde versões adaptadas da receita estadunidense eram uma iguaria entre as famílias mais ricas.

O prato só foi se popularizar no Brasil quando alguém teve a brilhante ideia de trocar o sour cream (que era a parte mais cara da receita) por creme de leite e batata frita por batata palha.

Assim como na Rússia, os ingredientes mais acessíveis fizeram com que o prato se tornasse muito mais prático, simples e barato de fazer. E convenhamos: ficou bom demais do nosso jeito né?

Se quiser saber um pouquinho mais sobre esse queridão do almoço em família, o aiqfome fez um vídeo beeeem curto e rapidinho. Chega mais e confira.
 
 

Mais legal do que este post, só pedir comida pelo app de delivery com desconto!

É só falar em comida gostosa que já bate aquela vontade? Diz aí, você também é desses? Difícil ler um post inteiro falando sobre ranguinhos saborosos e não ficar com vontade de pedir uma coisa especial pra hoje, afinal, comer é um dos melhores prazeres da vida!

E você sabia que nós somos o 2º maior app de delivery do Brasil? Então bora aproveitar as melhores comidas da sua cidade que estão no aiqfome e fazer seu primeiro pedido com 25% de desconto!


 

Descubra mais sobre frigideira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo

%d blogueiros gostam disto: