Na nossa opinião, o sanduíche deveria ser considerado uma das sete maravilhas do mundo, pelo menos no meio gastronômico. Ele é tão bom que substitui qualquer refeição, desde o café da manhã até o jantar.
Pra nossa sorte e felicidade geral da nação brasileira, o Brasil é um dos países que mais tem variedade de sanduíche, mas ele não foi criado por nós. Ele surgiu na Inglaterra em meados de 1718, por um inglês chamado John Montagu conhecido como “conde de Sandwich” (daí que vem o nome).
Ele teve a brilhante ideia de colocar um pedaço de carne entre duas fatias de pão, criando assim uma das receitas mais democráticas do mundo. E foi nesse momento da história da humanidade que surgiu essa graciosidade e suas milhares de variações.
Nós já estamos carecas de saber que a culinária do nosso Brasilzão é extremamente extensa e criativa, mas você sabia que o Brasil é referência sanduística? Pois é!
Bora pro texto que a gente vai te contar tudinho sobre cada tipo de sanduíche, e tenho certeza que você já comeu pelo menos 90% dos que estão aqui!
Sanduíches paulistas
Aposto que você achou que o Beirute foi criado nos países árabes, não é? Mas saiba que ele teve origem em terras brasileiras! Em meados dos anos 50 um libanês teve a brilhante ideia de substituir o pão francês por pão árabe e pronto, esse sanduíche virou febre na cidade de São Paulo.
Outros sanduíches de referência paulistana são o de mortadela do Mercadão Municipal e o sanduíche de pernil com abacaxi da lanchonete Estadão — uma das mais antigas da cidade.
O Bauru é outro sanduíche que, apesar de ser do estado de São Paulo, é referência em todo canto. Quem nunca se deliciou comendo um bauruzinho de lanche da tarde, não é?
X-Caboclinho, estrela do Amazonas
O X-Caboclinho é típico da região Amazonense. Ele é feito com pão francês, queijo coalho, banana frita e lascas de tucumã (um fruto da região) e, apesar de soarem estranhos esses ingredientes, é extremamente saboroso e gostoso.
Não é à toa que esse sanduba conquistou os quatro cantos do Brasil!
Bah, que vontade de comer um xis!
No Sul do país, o sanduba mais famoso é o x-churrasco com vinagrete (na terra do churras não poderia ser diferente, né?). Mas existem inúmeros recheios de xis lá no sul, e um é melhor que o outro!
Outro sanduíche muito conhecido é o Buraco Quente, que é um pão francês sem miolo e preenchido com carne moída. Tem também o sanduíche de carne louca, que foi e ainda é um prato típico de festas de aniversário.
Passaporte, o cachorro quente nordestino
O nordeste brasileiro é especialista quando se trata de comida! O clássico cachorro quente tem a sua versão nordestina e é simplesmente incrível.
No nordeste ele é chamado de Passaporte e é feito com salsicha, carne moída temperada geralmente com cominho, vinagrete, ovo de codorna e queijo coalho ralado. E ele também é servido em um pão de leite bem fofinho.
Esses são só alguns exemplos dos sanduíches típicos do nosso país — óbvio que tem vários outros, como o Patum (pão de forma com patê de atum) — mas se fosse falar de todos, a gente ia ter que escrever um livro!
Aposto que você ficou com vontade de comer um belo sanduíche agora mesmo, não é? Conta aí nos comentários qual é o seu preferido!
Você precisa fazer login para comentar.