Tem data mais perfeita que o nosso aniversário? Não mesmo! É uma delícia contar os dias e organizar a festinha.
Mas como será que a gente começou a associar a data do nosso nascimento à festa? Será que sempre foi desse jeito?
Neste post, o aiqfome vai falar tudinho sobre a origem do aniversário e como o bolo começou a ser o reizinho dessa data. Simbora?
Tudo começou no Egito Antigo
Há boatos de que em 3000 a.C. a galera já gostava de comemorar aniversários, mas tinha um porém: só a data de nascimento de faraós e deuses eram consideradas dignas de uma festinha.
Depois esse costume foi estendido aos romanos, que também celebravam a vida dos seus imperadores e pessoas do alto escalão, na época.
Ainda bem que tudo mudou, né?
Quer saber outra curiosidade? Faça o aiqquiz do aiqfome e descubra um pedacinho da nossa história.
Qual é a origem do aniversário?
Mas pra chegar na festinha com a mesa recheada de bala de coco, brigadeiro e coxinha levou mais um tempinho.
A origem do aniversário como a gente conhece hoje é uma mistura de religião e magia.
Na Roma antiga eles temiam que anjos malignos viessem roubar o espírito do aniversariante. Por isso, até hoje, sempre tem uma vela em cima do bolo, representando a ligação entre o espiritual e a proteção.
Porém, como este costume era ligado a superstições, a comemoração foi abolida pelo cristianismo até o século IV, e só foi adotada no século V quando a Igreja passou a comemorar o nascimento de Jesus.
Ainda assim, as festinhas só se tornaram comuns no Ocidente no século XIX, na Alemanha, quando os camponeses começaram a festejar os aniversários dos seus filhos com um bolo, uma vela com a idade da criança e outra para simbolizar a Luz da Vida.
Olha, a gente tá curioso pra saber: se o aiqfome fosse dar uma festa, quem você seria? Quer descobrir também? Então vem cá fazer o nosso aiqquiz.
E onde o bolo entra nessa história?
A ideia do bolo como ranguinho central das festas de aniversário vem lá da Grécia Antiga, quando era comemorado o nascimento de Ártemis, deusa da lua e da caça.
Na época, eles preparavam um bolo redondo — representando a lua cheia —, feito de pão e mel para levar ao templo de Ártemis como uma oferenda de proteção.
Falando nele, deu até vontade de comer um bolinho, não é? Peça o seu no aiqfome, delivery de tudo.
Quem não gosta de presente?
Agradeça aos romanos, porque, além da origem do aniversário, a ideia de presentear também é deles.
Era comum espalhar presentes e objetos de proteção em volta do aniversariante para afastá-lo do mal, como um amuleto.
Tempo vai, tempo vem e a tradição evoluiu para o costume que temos hoje de presentear com algo que o aniversariante goste.
Quer saber como outros países comemoram seu aniversário? Bora descobrir.
Daora o post né? Mas você tá ligadinho que somos o 2° maior app de delivery do Brasil?
Se você ainda não nos conhece: prazer, somos o aiqfome, 2º maior app de delivery do Brasil e o mais roxin do planeta. Temos delivery de tudo! Você pode pedir gás e água, cerveja, farmácia, comidinha pro seu pet, produtos de tabacaria e, obviamente, muuuuito ranguinho delicioso!
Que tal aproveitar que agora somos friends e fazer o seu primeiro pedido no aiqfome? Tem cupom de desconto pra você, hein!
Você precisa fazer login para comentar.