Cada pessoa tem uma forma de expressar seus sentimentos, mas você já percebeu que, muitas vezes, usamos expressões que nem sabemos qual é o seu real significado?

É algo tão naturalizado em nós, que é inevitável chamar o amigo de “pão duro”, por não querer dividir o lanche com você, ou “encher linguiça” em um trabalho da faculdade que você não sabia mais o que escrever.

Hoje, vamos falar um pouco sobre as expressões que usamos no dia a dia que são relacionadas à comida mas que, não necessariamente, tem a ver com comida!

Fico curioso? Confere no post!
 

Enfiar o pé na jaca

Quem nunca disse que ia enfiar o pé na jaca comendo aquele ranguinho delicioso que tava sonhando há dias, ou que ia beber umas a mais naquela festa, não é?

Pois bem, essa expressão usada para se referir a fazer algo em excesso, teve origem no passado, quando os bares tinham uma cesta cheia de legumes e frutas à venda, que ficava na parte da frente e era chamada de “jacá”.

Então, quando um cliente do bar bebia demais, saía cambaleando e enfiava o pé no jacá. Conforme essa expressão foi sendo usada, sua pronúncia foi mudando até chegar no que conhecemos hoje, “enfiar o pé na jaca”.
 

Pão-duro

Avarento e pão-duro podem ser considerados sinônimos, mas, vamos combinar, quem vai usar outra palavra quando temos essa gíria maravilhosa, que é “pão-duro”?

Dizem que essa expressão surgiu pois havia um homem no Rio de Janeiro que sempre pedia qualquer coisa para comer, até mesmo um pão duro.

Porém, um tempo após a sua morte, descobriu-se que o homem na realidade era muito rico. Assim, pão-duro começou a ser o apelido de quem é muito apegado ao dinheiro.
 

Chorar as pitangas

A explicação dessa expressão é simples, mas beeeem antiga: o nome pitanga deriva da palavra pyrang, que em tupi-guarani quer dizer vermelho, e quando se chora muito os olhos ficam vermelhos, parecendo duas pitangas!

Então, antigamente, quando alguém chorava e ficava vermelho, logo dizia-se que a pessoa estava chorando as pitangas.
 

Pedir biscoito

É biscoito ou bolacha? Ok, ok, essa não é a questão aqui, vamos manter o foco!

Essa expressão surgiu recentemente nas redes sociais e, se você não é millennial e ainda não sabe o que significa, “pedir biscoito” ou “biscoitar”, quer dizer chamar a atenção ou fazer algo para ganhar elogios na internet.

“Mas aiqfome, eu não sou biscoiteiro, eu nunca pedi biscoito!” bom, sabe quando você posta aquela foto nas redes sociais e fica esperando pelos comentários te elogiando? Então, isso é ser biscoiteiro!

E a origem dessa expressão vem do costume que temos de dar biscoito quando o cachorro faz algo certo, ou se comporta, por exemplo. Sendo assim, seriam os dogs os maiores biscoiteros do mundo?
 

Encher linguiça

Antigamente, somente as pessoas mais ricas e nobres conseguiam comer carnes de boa qualidade. Quem não tinha muito dinheiro, tinha que se contentar apenas com os restos.

Então, para aproveitar ao máximo os restos das carnes, as pessoas enchiam as tripas dos porcos com o que tinha. Assim surgiu a expressão “encher linguiça”, pra falar de coisas cujo conteúdo não tem qualidade ou muita importância.

Ou seja, se você tiver apenas qualidade sem quantidade, você estará apenas enchendo linguiça!
 
 
E aí, curtiu conhecer mais sobre essas expressões populares com comida? Se você quer conhecer outras, comenta aqui embaixo que a gente traz a parte 2 desse conteúdo!

%d blogueiros gostam disto: