Como montar um restaurante delivery?

Se você nunca ficou de cara com um pedido de comida feito por telefone, meus parabéns! Isso porque erros e problemas de comunicação são muito comuns nesse tipo de atendimento. E quando falamos sobre alimentação, pra se manter no mercado as empresas do segmento buscam alternativas pra conquistar a clientela. A forma encontrada pelos estabelecimentos? Se estruturar como um restaurante delivery!

Esse sistema vem ganhando espaço no coraçãozinho de quem busca praticidade e comodidade, permitindo uma alimentação de qualidade nos lugares mais convenientes. Dessa forma, o delivery não é mais um diferencial, mas um serviço essencial pra boa parte dessas pessoas que, com um estilo de vida frenético, passam o dia todo no trabalho e encontram a família apenas no jantar ou nos finais de semana.

Mas também não se engane, porque montar um restaurante delivery de sucesso não se resume à contratação de um motoboy! É preciso considerar a demanda, se preocupar com o atendimento ao público, com a organização do ambiente, entre outros fatores. Quer oferecer os melhores produtos e experiências, mas não sabe muito bem por onde começar? Então, dá uma bisbilhotada no que a gente separou!

Plano de negócios

Serve pra que você tenha uma visão mais completa e detalhada da sua empresa e do seu mercado de atuação. Pra desenvolver esse planejamento, basta juntar todos os investimentos (materiais, equipamentos, pagamento de funcionários e maquinários necessários) e pesquisar sobre quem é seu público e quem são seus concorrentes.

Região de atendimento

Delimite a região de atuação do seu restaurante delivery, garantindo a entrega de comidinhas quentes e em boas condições de consumo. Investigue o quanto seus pratos são desejados e se há espaço e oportunidade pra esse tipo de alimentação. Analise a presença de concorrentes, saiba dos seus pontos positivos, mas trabalhe focado nos negativos, buscando melhorias sempre!

Veículo para entregas

Dúvidas sobre como fazer as entregas? Então, talvez seja o momento de analisar as características do seu produto (peso, tamanho, temperatura e fragilidade). A velocidade e flexibilidade das motos são uma boa sugestão, uma vez que a tendência é sua terceirização. Com um grande número de clientes a empresa de transporte consegue diminuir o preço do serviço. Uma frota particular vale apenas pra áreas de atendimento muito restritas.

Organização

Pra quem trabalha com entregas e com estabelecimento físico, é interessante separar as equipes dentro da cozinha. O procedimento é bom pra diminuir a possibilidade de atrasos tanto em um, quanto no outro. Um restaurante delivery de sucesso também aposta em treinamentos pra seus funcionários, evitando anotações de pedidos incorretos, erro de endereços ou falhas no empacotamento.

Equipamentos

Guarde uma graninha pra investir na estrutura também. Otimize os espaços pra que sua equipe não perca tempo atendendo a demanda que vai aumentar depois do anúncio de entregas. Aposte em equipamentos como fogão industrial, freezer horizontal, multiprocessador de alimentos, cortador de frios, microondas, liquidificador, geladeira, marmiteiro, assim como computador e impressora pra parte administrativa.

Fornecedores

Abastecer seu estoque no supermercado pode sair caro e interferir no padrão de qualidade dos pratos. Feche com um fornecedor que trabalhe com ingredientes frescos, um restaurante delivery de sucesso é aquele que oferece variedades. Se as pessoas gostam de ter opções pra escolher, os ingredientes são cruciais pra esse tipo de negócio!

Detalhes que fazem a diferença!

Nesse sistema de delivery, não apenas a higiene como também os cuidados com o preparo e com a embalagem são decisivos, isso porque é importante garantir a segurança dos alimentos da produção até a entrega aos clientes. A atenção ao acondicionamento, apresentação e transporte também são essenciais, principalmente pra preservar as características do produto.

Embalagens

Uma embalagem bonita conta pontos? Sim, mas uma embalagem adequada é praticamente uma garantia de satisfação! Portanto, no seu restaurante delivery prefira opções firmes e seguras, que preservem a estrutura e a temperatura dos alimentos. Molhos, talheres e guardanapos também deixam a experiência mais agradável, por isso, vale pesquisar quais as melhores condições pra consumir seu produto da forma mais saborosa possível.

Taxa de entrega

Se seu negócio for pequeno, será que vale a pena entregar por toda a cidade cobrando preços abusivos apenas pra sustentar esse serviço? Talvez seja melhor reestruturar as regiões de atendimento pra que o valor não extrapole o do pedido. Se seu estabelecimento já estiver consolidado, aposte em promoções sazonais pra estimular a compra dos clientes.

Divulgação

Quando o desafio é se destacar entre tantas ofertas e restaurantes delivery, nada como investir numa comunicação com seu público, certo? Com ações de divulgação mais tradicionais, como flyers e outdoors, até abordagens mais segmentadas nas Redes Sociais. É importante sempre interagir pra saber as opiniões e os desejos da clientela.

Fidelização

Acredite, a fidelização não acontece no momento da entrega, mas no atendimento. E que ele seja realizado rápido, caso contrário, a praticidade proposta pelo sistema cai por água abaixo. Garantir cardápios atualizados, informações sobre preços, condições de pagamento e de tempo de entrega, assim como veículos em bom estado e condutores não apenas confiáveis, mas também eficientes é um requisito.

E lembre-se sempre que os consumidores querem se alimentar não apenas com qualidade, mas também com comodidade, nos lugares e momentos que forem mais convenientes pra cada um. Pra ter sucesso num restaurante delivery é preciso encarar alguns desafios, então, pra começar com o pé direito fica aqui o segredo (que já não é mais tão secreto assim): é preciso se reinventar!

CategoriasSem categoria

Troca uma ideia com a gente!