O que é a tex mex cuisine?

Cada vez mais popular entre os brasileiros, a culinária mexicana é uma saborosa alternativa pra galera que anda um tanto quanto enjoada do famoso arroz-com-feijão ou até mesmo dos tradicionais hambúrgueres. Mas você sabia que, muitas das comidinhas que você provavelmente gosta bastante não são originalmente mexicanas, mas tex-mex? Ou seja, um bem-bolado de ingredientes típicos das cozinhas do Texas e do México!

Mas como isso surgiu?

Tex-mex é como a estrada de ferro Texas Mexican Railway era conhecida no século XIX. Principal meio de transporte daquela época, as saídas e chegadas dos trens eram publicadas em jornais americanos, que abreviavam o nome das companhias ferroviárias encarregadas do trajeto. Tex-mex passou então a ser usado como termo para coisas que envolviam esses dois povos. A linha de trem ainda existe, mas apenas como subsidiária da Kansas City Southern, que comprou a Texas Mexican Railway.

Quais suas características?

Adaptando ingredientes e caindo rapidamente no gosto da galera, a culinária mexicana tem como base o milho, o feijão e o chili, todos combinados com temperos fortes e marcantes. Já a tex-mex é caracterizada pelo uso de bastante queijo derretido, carnes (bifes, muitas vezes cortadinhos como se fossem strogonoff), feijão e outros condimentos, ou seja, com ingredientes habituais da cozinha mexicana, mas também trazendo outros não muito usados por ela.

As tex-mex mais famosas do pedaço!

Tortillas

Tortillas, uma tex-mex bastante conhecida!

Correspondem ao nosso arroz-com-feijão, sendo geralmente feitas de milho e com formato arredondado, parecendo uma panqueca. É considerada como a base da culinária tex-mex, isso porque a partir dela é possível elaborar muitos pratos e receitas, como os apresentados abaixo.

Chili

Chili bastante típico da cozinha tex-mex.

Tradicionalmente servido com salgadinho de milho, o chili é mais um clássico da tex-mex cuisine. Ele é basicamente um molho feito à base de pimentas complementado com salsa, feijão e carne moída ou queijo bem temperadinho, capaz de trazer à tona sabores incríveis!

Quesadilla

A quesadilla é bastante conhecida na gastronomia tex-mex.

Uma das saborosas possibilidades a partir da tortilla. Recheada com queijo, é geralmente grelhada, ganhando sabores um tanto quanto defumados. Servida inteira ou dobrada, sua massa circular também pode ganhar outros recheios, como vegetais e temperos adicionais.

Nachos

Você sabia que o nachos é tipicamente tex-mex?

Aqui, as já mencionadas tortillas de milho aparecem sequinhas, como uma espécie de chips. Cobertos com queijo ou molhos também à base de queijo, são frequentemente servidos como lanche, mas suas versões mais elaboradas rendem pratos principais muito saborosos!

Fajitas

A cozinha tex-mex apresenta as fajitas.

É basicamente a carne grelhada (seja de frango, porco, bovina, camarão ou cordeiro) cozida com pedacinhos de cebola e pimentão e envolvida nas famosas tortillas. Saborosas, também ganham versões com vegetais para a galera ligada no vegetarianismo.

Tacos

Comida mexicana que nada, comida tex-mex!

Também conhecidos como “tudo aquilo que cabe em uma tortilla”, são bastante semelhantes às fajitas, sendo enrolados com diversos tipos de recheios. Servidos em diferentes formas, consistências e tamanhos, seu formato mais tradicional é o famoso U.

Em meio a tanta riqueza de sabores, os brasileiros comumente confundem e se referem à certas comidinhas tex-mex como se fossem verdadeiramente mexicanas, quando na realidade são tipicamente resultantes dessa interessante mistura de Texas e México. Mas pensando bem, não faz muita diferença quando as opções apresentadas são tão irresistíveis assim, não é mesmo? Então, bora juntar a galera e pedir algumas das delícias que essa postagem trouxe pra gente?

CategoriasSem categoria

4 comentários

  1. Daisy Aleixo Responder

    AI que inveja…..esta comida mexicana eh td de bom, aproveite muito e na volta traga alguns chips and queso para matar a saudade……as fotos estao fantasticas.

Troca uma ideia com a gente!