Cada vez mais popular entre os brasileiros, a culinária mexicana é uma saborosa alternativa pra galera que anda um tanto quanto enjoada do famoso arroz-com-feijão ou até mesmo dos tradicionais hambúrgueres. Mas você sabia que, muitas das comidinhas que você provavelmente gosta bastante não são originalmente mexicanas, mas tex-mex? Ou seja, um bem-bolado de ingredientes típicos das cozinhas do Texas e do México!
Mas como isso surgiu?
Tex-mex é como a estrada de ferro Texas Mexican Railway era conhecida no século XIX. Principal meio de transporte daquela época, as saídas e chegadas dos trens eram publicadas em jornais americanos, que abreviavam o nome das companhias ferroviárias encarregadas do trajeto. Tex-mex passou então a ser usado como termo para coisas que envolviam esses dois povos. A linha de trem ainda existe, mas apenas como subsidiária da Kansas City Southern, que comprou a Texas Mexican Railway.
Quais suas características?
Adaptando ingredientes e caindo rapidamente no gosto da galera, a culinária mexicana tem como base o milho, o feijão e o chili, todos combinados com temperos fortes e marcantes. Já a tex-mex é caracterizada pelo uso de bastante queijo derretido, carnes (bifes, muitas vezes cortadinhos como se fossem strogonoff), feijão e outros condimentos, ou seja, com ingredientes habituais da cozinha mexicana, mas também trazendo outros não muito usados por ela.
As tex-mex mais famosas do pedaço!
Tortillas
Correspondem ao nosso arroz-com-feijão, sendo geralmente feitas de milho e com formato arredondado, parecendo uma panqueca. É considerada como a base da culinária tex-mex, isso porque a partir dela é possível elaborar muitos pratos e receitas, como os apresentados abaixo.
Chili
Tradicionalmente servido com salgadinho de milho, o chili é mais um clássico da tex-mex cuisine. Ele é basicamente um molho feito à base de pimentas complementado com salsa, feijão e carne moída ou queijo bem temperadinho, capaz de trazer à tona sabores incríveis!
Quesadilla
Uma das saborosas possibilidades a partir da tortilla. Recheada com queijo, é geralmente grelhada, ganhando sabores um tanto quanto defumados. Servida inteira ou dobrada, sua massa circular também pode ganhar outros recheios, como vegetais e temperos adicionais.
Nachos
Aqui, as já mencionadas tortillas de milho aparecem sequinhas, como uma espécie de chips. Cobertos com queijo ou molhos também à base de queijo, são frequentemente servidos como lanche, mas suas versões mais elaboradas rendem pratos principais muito saborosos!
Fajitas
É basicamente a carne grelhada (seja de frango, porco, bovina, camarão ou cordeiro) cozida com pedacinhos de cebola e pimentão e envolvida nas famosas tortillas. Saborosas, também ganham versões com vegetais para a galera ligada no vegetarianismo.
Tacos
Também conhecidos como “tudo aquilo que cabe em uma tortilla”, são bastante semelhantes às fajitas, sendo enrolados com diversos tipos de recheios. Servidos em diferentes formas, consistências e tamanhos, seu formato mais tradicional é o famoso U.
Em meio a tanta riqueza de sabores, os brasileiros comumente confundem e se referem à certas comidinhas tex-mex como se fossem verdadeiramente mexicanas, quando na realidade são tipicamente resultantes dessa interessante mistura de Texas e México. Mas pensando bem, não faz muita diferença quando as opções apresentadas são tão irresistíveis assim, não é mesmo? Então, bora juntar a galera e pedir algumas das delícias que essa postagem trouxe pra gente?
4 Comentários
Não conheço muito a gastronomia mexicana, mas deve ser maravilhosa…
AI que inveja…..esta comida mexicana eh td de bom, aproveite muito e na volta traga alguns chips and queso para matar a saudade……as fotos estao fantasticas.
agora estou teclando de um mac book air…meu..pensa num laptop muito leveeeeeee muito loucooooooo aiiiiiiiiiiii
aloopo. Estou aqui na loja da apple e essa MSG vem de um ipOD TOUCH