Nem só de sorvete vive o fominha, né não? E nada melhor que um açaí entre os intervalos das aulas online e do home office. Então, bora conhecer mais sobre ele?
Contamos com a ajuda de um fominha paraense, que agora mora em lavras (MG), pra saber algumas curiosidades sobre esse ranguinho.
O açaí se destaca pelo seu fruto, sendo utilizado pela população amazônica desde a época pré-colombiana para a obtenção de uma bebida conhecida como “açaí” e então ele ultrapassou fronteiras amazônicas sendo comercializado em outras regiões do país.
No Pará, o açaí é considerado uma refeição principal, sendo consumido puro ou misturado com farinha de mandioca e/ou de tapioca, com ou sem adição de açúcar.
Nas regiões centro-oeste, sul, sudeste e nordeste do Brasil, o padrão de consumo é completamente diferente da Amazônia. A bebida pode ser misturada com xarope de guaraná, leite em pó, leite condensado e também é combinada, em maior frequência, com frutas como: banana, laranja, morango, acerola, mamão, abacaxi, manga, maracujá, abacate e kiwi.
O fominha conta que no Pará, o pessoal come muito açaí com granola ou acompanhado com peixe, camarão e etc e que quando ele veio morar em Minas Gerais, estranhou muito o açaí daqui, pois o gosto do açaí de lá é bem diferente, ele disse que o gosto do daqui é parecido com xarope de guaraná, além de ter uma textura de sorvete e ser considerado uma sobremesa.
O açaí é um alimento rico em benefícios, principalmente pela sua ação antioxidante, que caiu no gosto das pessoas e ganhou muitos adeptos por todo o país. entretanto, o que muita gente desconhece é que existem diferentes tipos de açaí.
Açaí roxo
Tipo predominante na maioria das populações nativas da amazônia. Se diferencia dos demais pela coloração violácea a roxa dos frutos, quando maduros. Proveniente do norte do Brasil, principalmente das regiões do Belém do Pará. Esse é o mais famoso, o que você provavelmente já comeu.
Açaí branco ou Tinga
É mais difícil de ser encontrar, e por isso é mais caro do que o açaí roxo ou preto. Embora seja chamado de açaí branco, sua casca e polpa são verdes, com tonalidades semelhantes ao abacate. Ele é muito apreciado pelos paraenses.
Açaí Açu
Possui um sabor mais forte que o açaí roxo e tem origem na amazônia peruana. Seus cachos são bem maiores que do açaí roxo, por isso o nome “açu”, que provem de dialeto indígena, com significado de ”açaí grande”. É também conhecido como açaí solitário ou açaí do amazonas. Sua polpa é 70% superior ao do açaí comum e sua colheita e refrigeração tem de ser feita com mais cuidado.
Açaí Espada
Recebe esse nome devido ao seu formato diferente. Seus cachos apresentam uma série de ramificações, tornando-o um fruto único.
Açaí Sangue de Boi
Caracteriza-se pela coloração avermelhada dos frutos maduros, semelhantes ao sangue de boi. A polpa tem consistência bem menos pastosa que os outros tipos de açaí e tem pouca aceitação, tanto por sua consistência fina, como pelo sabor, que é bem diferente dos tipos de frutos de cor roxa.
Açaí Chumbinho
Esse tipo de açaí é bem comum em parte do norte da Ilha do Marajó e do estado do Amapá, cuja principal característica é apresentar frutos pequenos (menos de 1g), podendo ser roxo ou branco. Estudiosos do assunto e alguns gastrônomos afirmam que os tipos que possuem maior apreciação na culinária brasileira e mundial são os tipos roxo e branco, por ter um gosto mais saboroso e agradável ao paladar.
Além de todos esses tipos, temos a “prima pobre” do açaí, bastante conhecida na amazônia como bacaba. Tão nutritiva quanto seu primo, ela é rica em proteínas e carboidrato, porém não é tão conhecida em outras regiões do país. Seu fruto é um caroço pequeno e arredondado, com uma massa branco-amarelada recoberta por uma casca roxa-escura. O fruto do açaí-chumbinho dá em cachos nos galhos da bacabeira, uma palmeira nativa da região que atinge até 20 metros de altura.
A gente agradece muitíssimo o fominha José Júnior pela ajuda com as informações desse texto, sem ele você não teria descoberto tantas coisas legais sobre nosso queridinho açaí! 💜
E você, já conhecia esses diferentes tipos de açaí? Curtiu conhecer? Conta pra gente! 😋
0 Comentários