Versátil e democrática, a frigideira é a panela que mais te permite criar receitas malucas, no nosso ponto de vista (chefes, por favor, não leiam esse post).
Normalmente essa belezinha vem com fundo plano e bordas baixas e alargadas, que permitem que sua comida cozinhe ao mesmo tempo e de forma completa. Sabe aquele douradinho incrível da comida? Só a frigideira consegue fazer perfeitamente!
Em teoria, a frigideira foi criada para fritar, mas aqui a gente vai quebrar essa regra e mostrar que você pode usar ela para fazer o que bem entender. Dá pra fazer macarrão, bolo, panqueca, mingau e até brigadeiro. É receita que não acaba mais!
Então bora lá conferir algumas receitinhas práticas e deliciosas?
Bolo na frigideira? Sim, sim e sim!
A primeira é um bolo de banana! É isso mesmo que você leu, dá pra fazer bolo de banana que fica pronto em poucos minutos e é perfeito para seu café da manhã ou até seu jantar, aqui a gente não tem regras!
Pra essa receita, você vai precisar de:
- 1 ovo
- 2 colheres de sopa de óleo de coco
- 3/4 xícara ( de chá) de leite
- 1/2 xícara ( de chá) de açúcar mascavo ou branco
- 1 e 1/2 xícara (de chá) de farinha de trigo (pode ser de arroz tb)
- 1 colher (de sopa) de fermento químico
- 3 colheres de sopa de açúcar demerara com canela
- 3 bananas madura
Primeiro unte a sua frigideira com um pouco de óleo de coco (pode ser manteiga) e polvilhe 3 colheres de açúcar mascavo com canela até cobrir todo o fundo da panela. Depois adicione duas bananas cortadas em rodelas até cobrir todo o fundo também.
Para fazer a massa, adicione em um bowl:
- 1 ovo (para uma versão vegana, pode substituir o ovo por uma banana madura)
- 2 colheres de sopa de óleo de sua preferência
- ¾ xícara de leite (pode ser vegetal)
- ½ xícara de açúcar de sua preferência
- 1 xícara de farinha de trigo (pode ser de arroz)
- 1 banana amassada
Depois de incorporar todos os ingredientes, adicione uma colher de sopa de fermento químico e mexa devagar. Despeje toda sua massa na frigideira cobrindo as bananas em rodelas e leve ao fogo baixo com a panela tampada por 15 minutos, depois é só virar no prato e tá prontinho!
Tomate confitado é chique, bem!
Essa receita é chique demais e você pode comer com pãezinhos, torradinhas, macarrão, passar na cara (brincadeira), mas fica tããão bom que dá até vontade.
Pra essa receita, você vai precisar de:
- 3 caixinhas de tomate cereja
- 4 colheres de azeite
- 5 dentes de alho
- Manjericão a gosto
- 1 colher de sopa rasa de açúcar
- 1 pitada de sal
Na sua frigideira coloque 2 colheres de azeite e as 3 caixinhas de tomates cereja já lavados juntamente com os dentes de alho com a casca. Deixe em fogo baixo com tampa por 10 minutos, sempre mexendo aos poucos para não desmanchar os tomates.
Após esse tempo, adicione as outras duas colheres de azeite, açúcar e uma pitada de sal e aumente o fogo, mexa delicadamente por mais 5 minutos, até caramelizar os tomates e o alho. Por fim adicione o manjericão e leve na geladeira. Credo, só de escrever a receita deu água na boca!
Arroz frito no capricho!
Essa receita aqui a gente pode chamar de restô, porque aqui você vai aproveitar tuuudo que tem na sua geladeira. Pode pegar todos os legumes que você tiver aí e picar tudinho em cubinhos.
“Ahhh mais o que pode colocar?” TUDO! Pode ser tomate, cenoura, abobrinha, pimentão, ervilha, azeitona, milho, e o que mais você quiser!
Eu fiz com o que eu tinha em casa, então usei:
- 1 cebola picada em cubo
- 2 dentes de alhos picados finamente
- 3 xícaras de arroz já cozido (pode ser aquele que sobrou de ontem mesmo)
- 4 colheres de azeite bem cheias
- 5 colheres bem cheias de shoyu
- 2 ovos
- Salsinha e cebolinha a gosto
- Sal e pimenta a gosto
Na frigideira, doure a cebola e o alho. Adicione seus vegetais picados em cubinhos e deixe que eles cozinhem por 4 minutos (queremos eles ao dente, belê?), depois adicione seu arroz e os ovos e mexa até ficar bem misturadinho.
Então adicione o resto do azeite, o shoyu e seus temperos a gosto. O segredo dessa receita é fazer em fogo alto e sempre mexer para que crie uma crostinha no fundo da panela (a famosa “rapa”), é ela que dá todo o sabor.
Abóbora com cogumelos muito suculenta, cê vai ver!
Abóbora é um legume que muita gente torce o nariz, só porque a coitada é difícil de cortar e descascar, mas aqui a gente te dá dicas, bem!
Essa receita fica incrivelmente suculenta, por causa do adocicado da abóbora e o salgadinho dos cogumelos que serão feitos com shoyu.
- ½ abóbora pequena cortada em cubos
- 1 bandeja de cogumelos (de sua preferência, aqui usamos shimeji)
- 3 colheres de sopa de shoyu
- 1 colher de manteiga
- 2 colheres de azeite
Essa receita tem duas etapas, primeiro você vai fazer os cogumelos e depois a abóbora. “Ahhh, mas por quê?” Porque os cogumelos soltam água e para a abóbora cozinhar e dourar você vai precisar da sua frigideira sequinha.
A preparação dos cogumelos é simples e rápida, corte-os conforme a sua preferência, esquente sua frigideira e coloque a manteiga, espere até que ela derreta e jogue os cogumelos. Deixe sem a tampa e em fogo alto (se você tampar eles vão soltar muita água e a gente não quer isso). Em mais ou menos 8 minutinhos seus cogumelos vão estar cozidos e douradinhos! Nessa hora você coloca o shoyu, espera até que ele seque, desligue e reserve.
A segunda etapa é o preparo da abóbora. Para ficar mais fácil de descascar, coloque sua abóbora dentro do forno por 10 minutinhos com a casca virada para baixo, isso facilitará a retirada.
Depois de descascada, pique em cubos não muito grossos, coloque-a com o azeite na frigideira por 10 minutos, tampe a panela para que ela cozinhe, sempre mexendo para que não queime. Nesse momento deixe em fogo médio. Passado esse tempo (vale experimentar para ver se não está crua) aumente o fogo e deixe sua abóbora dourar. Daí é só aproveitar, juntar os cogumelos e a abóbora e tá prontinho!
*Nessa foto o prato foi finalizado com sementes torradas de abóbora, gergelim e cebolinha.
Batata palito, MUITO fácil e que fica incrível, prometo!
Pra fazer essa belezinha que agrada todo mundo, você vai precisar de:
- 2 batatas inglesas
- 4 colheres de azeite
- alecrim a gosto
- sal a gosto
- salsinha e orégano a gosto
Primeiro você precisa cortar a sua batata em forma de palito. Daí é só aquecer a sua frigideira, colocar 2 colheres de azeite e sua batata cortadinha e todos os temperos. Tempo e deixe em fogo médio por 10 minutos, até que sua batata comece a amolecer (não precisa colocar água porque ela vai cozinhar no vapor).
Depois que ela ainda estiver al dente, aumente o fogo e coloque as outras 2 colheres de azeite, é nessa hora que ela vai ficar crocante e dourar. Mexa para não queimar e depois é só se deliciar, porque esse negócio fica bom demais!
E aí, gostou dessas dicas? Tenho quase certeza que agora você vai olhar para sua frigideira com outros olhos! Deixe aqui nos comentários qual receita você mais gostou e se você tiver outras ideias pra gente, vamos adorar!
Você precisa fazer login para comentar.