Vamos falar a verdade: pedir uma comida japa é sempre uma boa pedida né? Ainda mais com tanta variedade que os restaurantes tem: sushi, sashimi, temaki, ceviche… Mas calma lá: cê sabe que a origem do ceviche não tem nada a ver com o japão?

Pois é, apesar dele ser bem comum em restaurantes japoneses e muito associado à eles aqui no Brasil, a história do ceviche é bem diferente do que você imagina!

 

origem do ceviche

A origem do ceviche

O ceviche é, na verdade, original da América do Sul, sendo inclusive considerado o prato nacional do Peru! E sua história vem de muito tempo atrás.

O ceviche clássico se trata de um tipo de sopa de peixes ou frutos do mar marinado em frutas cítricas. Existem muitas variações da receita por todo o mundo, com vários adicionais e ingredientes alternativos, e as próprias primeiras versões do ceviche são um pouco diferentes.

Muitos atribuem a origem do ceviche ao Peru. No entanto, isso não é exatamente comprovado, embora seja a origem mais aceita por pesquisadores e historiadores. Muitas fontes indicam que pode também ter sido originado no Equador, onde frutos do mar também são muito comuns na culinária.

A época que o prato foi criado também não é algo que todos podem afirmar. Existem relatos que versões do ceviche existem há mais de 2000 anos, na antiga civilização Moche, onde ao invés do peixe ser marinado em limão, era marinado com banana e pêssego. Com a chegada dos espanhóis na América do Sul, essa receita teria sido adaptada com limão e chegado mais perto das receitas do ceviche que é mais comum hoje em dia. Dá pra gente dizer então que o ceviche que conhecemos hoje é de origem indígena-espanhola, no período da colonização.

Até a história do nome do prato é meio disputada! Algumas fontes afirmam que ela veio do latim “cebus”, que representa comida para homens e animais. Outra possível origem é que veio do espanhol “escabeche”, que é uma das palavras pra marinada. Também existe a teoria de que veio da língua indígena quíchua,  e vem do “siwichi”, que representa peixe fresco. Outra origem bem mais distante, e que é considerada pelo Peru como sendo a verdadeira, é que vem do árabe “sibesh” que representa vinagre e outros tipos de comida ácida, como o ceviche. 

Independente da real origem do nome ou do prato, a popularização da receita que conhecemos e vemos em muitos restaurantes hoje em dia começou de fato no Peru, então podemos sim dizer que o ceviche é uma receita peruana!

 

Como ele ficou popular?

O ceviche é um prato extremamente comum no Peru há muitos, muitos anos. Uma das características mais importantes de um bom ceviche é que os ingredientes sejam extremamente frescos, e isso vem da tradição que os pescadores peruanos tinham de pescar, limpar, marinar e comer os peixes dentro do próprio barco pra se alimentar rapidamente durante a pesca.

Era tão bom que essa receita foi além dos pescadores, e os peruanos começaram a fazer o prato em casa, em restaurantes e até como street food. De comida caseira até versões mais gourmet, o ceviche tá em todo lugar pelo país. Como toda boa receita, ela foi ficando famosa por outros lugares, com vários países da América do Sul como Costa Rica, Chile, Panamá e até o México terem suas próprias receitas.

Mas é no Peru que a receita se tornou mundialmente famosa e reconhecida. O ceviche, entre outros pratos, fez o país ser extremamente reconhecido pela sua gastronomia e fortalecer bastante a atratividade turística por lá. Afinal, quem que não quer viajar e conhecer as iguarias que tem pelo mundo? Na última edição do 50 Best, que premia os 50 melhores restaurantes por todo o mundo, Lima (a capital do Peru) teve 2 restaurantes no top 10, que já diz tudo o que você precisa saber sobre o como a culinária de lá é reconhecida mundialmente!

 

E afinal, porque é tão comum encontrar ceviche em restaurantes japoneses? Bom, como seu principal ingrediente são peixes e frutos do mar, que já são habituais em outras receitas desses restaurantes, por que não oferecer outro prato sensacional junto né? É o mesmo motivo de ser super comum você encontrar ceviche em pesqueiros ou restaurantes de praia.

E aí, sabia dessa história toda? Ficou com vontade de mandar um ceviche? Comenta aí pra gente qual foi o melhor ceviche que você já comeu! Eu garanto que pelo menos eu vou querer conferir!

 

%d blogueiros gostam disto: